Com posse de 94 parlamentares, Alesp dá início à sua 20ª Legislatura

Evento ocorreu na tarde desta quarta, 15, na sede do Poder Legislativo estadual; Entre os empossados, há 55 reeleitos, 32 novos e sete que já passaram pela Casa
15/03/2023 15:50 | 20ª Legislatura | Cléber Gonçalves - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

 20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  20ª Legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo teve início nesta quarta-feira (15), com a posse dos 94 parlamentares escolhidos para representar população paulista nos próximos quatro anos. A sessão solene preparatória dos trabalhos foi realizada no Plenário Juscelino Kubistchek, na sede da Alesp. Na ocasião, cada deputado e deputada prestou seu compromisso com o mandato, prometendo cumprir o que está previsto na Constituição.

Do total dos parlamentares que compõem essa nova legislatura, 55 são reeleitos, ou seja, já estavam na anterior e foram reconduzidos ao cargo. Outros 32 assumem o posto pela primeira vez, defendendo diferentes causas e regiões do Estado. Os sete deputados e deputadas restantes estão voltando à Casa de Leis depois de já terem assumido o posto em algum momento histórico e ter ficado de fora na última legislatura.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhou o momento. Na ocasião, como é de praxe, fez a entrega do documento mensagem sobre a situação do Estado de São Paulo em diversas áreas. Em seu pronunciamento, parabenizou os empossados e disse esperar por parcerias entre o Executivo e Legislativo.

"São muitos os desafios e eu tenho certeza de que esta Casa será instrumento para a conquista, para a construção de políticas públicas de qualidade. Esperem do Governo do Estado de São Paulo uma postura de diálogo. O Governo vai estar sempre preocupado em promover o desenvolvimento, em promover a dignidade das pessoas. Entendemos que o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa caminharão juntos, promoverão política pública de qualidade juntos", discursou Tarcísio.

O evento

A sessão solene foi aberta e presidida por Carlão Pignatari (PSDB), que esteve à frente do órgão nos últimos dois anos e foi reconduzido ao cargo de deputado novamente. Ele aproveitou o momento para agradecer a parceria dos parlamentares no último biênio. "Conduzimos com a maior tranquilidade a Assembleia Legislativa de São Paulo. Então, quero agradecer a todos", disse.

O 1º secretário da 19ª Legislatura, Luiz Fernando Teixeira (PT), secretariou os trabalhos, contando com a ajuda do 2º secretário, Rogério Nogueira (PSDB). Também compôs a Mesa Diretiva da sessão, além do governador e deputados, o presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Wanderley José Federighi.

Para formalizar o início da legislatura, conforme está previsto na Constituição Estadual e no Regimento Interno da Alesp, Pignatari, representando todos os parlamentares, prestou o seguinte compromisso: "Prometo fielmente desempenhar o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado de São Paulo, dentro das normas constitucionais".

Em seguida, fez a chamada nominal de cada um dos parlamentares presentes, que foram até o microfone e responderam "Assim o prometo". Finalizada essa etapa, todos foram considerados empossados. Antes, porém, cada deputado ou deputada precisou entregar o diploma recebido pela Justiça Eleitoral, que confirma as condições para exercer o mandato, e a sua declaração de bens. Esses procedimentos também estão previstos na Legislação.

A cerimônia de posse teve início às 15h e durou cerca uma hora. Além dos novos parlamentares, o Plenário recebeu autoridades públicas, familiares e amigos dos empossados e profissionais da imprensa. O evento foi transmitido em tempo real pela TV Rede Alesp, pelo canal do órgão no YouTube e pelas redes sociais.

alesp