Revitalização da região central da Capital é tema da Sessão Ordinária desta sexta-feira, 10

Projeto de R$ 4 bilhões que visa transferir a sede do Governo do Estado ganhou destaque na tribuna
10/05/2024 19:01 | Expediente | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

62ª Sessão Ordinária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No decorrer da 62ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (10), os parlamentares discutiram sobre o planejamento de investimentos econômicos e ocupações de espaços urbanos.

Um dos assuntos de destaque foi a revitalização do centro da Capital, proposta pelo Governo do Estado. A iniciativa prevê a transferência da sede administrativa do Executivo, atualmente no bairro do Morumbi, na Zona Sul, para a região Central. A área, conhecida nos últimos anos por concentrar um grande número de dependentes químicos, contará com o investimento inicial previsto de R$ 4 bilhões, e poderá se tornar um novo polo comercial no coração da cidade.

A proposição levantou críticas do deputado Eduardo Suplicy (PT), que se mostrou contrário à proposta e afirmou que o edital lançado não foi bem aceito e recebeu pedidos de impugnação por um grupo de 40 organizações de urbanismo e movimentos de moradias.

"Para qualquer intervenção nessas áreas, é obrigatória a formação de conselhos gestores para que os moradores participem da elaboração e aprovação do projeto e sejam os beneficiários prioritários nas novas unidades habitacionais que devem ser obrigatoriamente construídas", afirmou Suplicy.

Outras pautas

Ainda durante o encontro, o deputado Reis (PT) utilizou o tempo regimental para lamentar sobre a tragédia ambiental que tem afligido o estado do Rio Grande do Sul e parabenizou a atuação do poder público na contenção dos danos.

O deputado Major Mecca (PL), por sua vez, tratou sobre a saúde mental dos policiais do estado, sobretudo os que atuam no litoral paulista. De acordo com o parlamentar, se faz necessário ações mais efetivas em prol dos agentes de segurança.

Já o deputado Gil Diniz (PL) subiu à tribuna para discursar em defesa da liberdade de expressão e se declarou contrário à censura.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens da Sessão: https://flic.kr/s/aHBqjBpEd5


alesp