Na Alesp, Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família celebra Dia do Nascituro
08/10/2024 17:18 | Concepção | Gabriel Eid - Fotos: Larissa Navarro
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (8), uma cerimônia de celebração do Dia do Nascituro - nome utilizado para designar o ser concebido durante a gestação, mas que ainda não nasceu. O evento foi promovido pelo deputado Rogério Santos (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família.
"A nossa Frente valoriza a participação não só de parlamentares, mas também de entidades que trabalham em defesa da vida e da família", afirmou Santos.
A celebração do Dia do Nascituro foi instituída em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB). Em 2021, a Alesp oficializou a data em âmbito estadual por meio da Lei nº 17.433, de autoria do deputado Gil Diniz (PL). "A defesa do nascituro une católicos, evangélicos, espíritas e ateus. Nós precisamos homenagear os que não tiveram a oportunidade de nascer", destacou Diniz, parlamentar presente na reunião.
O deputado Dr. Elton (União), também presente na cerimônia, trouxe histórias de gestações de sua família para demonstrar a importância da continuidade da gravidez.
Direitos semelhantes
O bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, defendeu que os fetos em desenvolvimento no útero deveriam possuir direitos semelhantes aos das pessoas que já nasceram. "Deus infunde uma alma naquele primeiro conjunto de células que se unem e, por isso, o início da vida é algo sagrado e não podemos intervir", afirmou.
Durante o evento, o médico e membro da Comissão Regional de Defesa da Vida da CNBB, Harold Maluf Barreto, realizou uma apresentação abordando aspectos da fecundação, da evolução da gestação e de casos de abortamento, para demonstrar o que, segundo ele, seriam os danos causados pela legalização do aborto.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações