Sob presidência de deputada, CPI das Empresas de Telecomunicações tem oitiva do Reclame Aqui e Idec
09/10/2024 17:53 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Carla Morando
A deputada estadual Carla Morando presidiu, dia 09/10, reunião da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito das Empresas de Telecomunicações em que foi realizada a oitiva do CEO do Reclame Aqui, Edu Queiroz Neves Neto, e do coordenador de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC, Luã Cruz.
O Reclame Aqui apresentou uma análise com um raio-x do segmento de telecomunicações de janeiro de 2023 até agosto de 2024. "Os cinco principais problemas relatados pelos consumidores para o segmento de telecomunicações são Cobrança Indevida, Cancelamento, mau atendimento do Prestador de Serviço, Qualidade da Internet e Qualidade do Serviço Prestado", disse Neto.
"Esses dados sobre as reclamações dos consumidores reforçam informação que já havíamos coletado com o Procon-SP de que Cobrança Indevida segue em primeiro lugar entre as denúncias", disse a presidente Carla Morando que fez vários questionamentos. "Nós da CPI continuamos na luta para que o serviço de telecomunicações seja oferecido com qualidade para todos os consumidores no Estado de São Paulo."
Já o Idec, apresentou também informações sobre telemarketing e destacou que essas ligações e mensagens são um dos problemas mais graves na rotina dos consumidores brasileiros: Chamadas insistentes; Dias e horários inapropriados; Uso abusivo de robôs ou outras formas automatizadas; Assédio abusivo, especialmente aos aposentados e pensionistas; e Relação entre telemarketing e superendividamento.
Sobre esse assunto, o representante do Reclame Aqui explicou que algumas empresas confundem o autosserviço com atendimento e acham que só o robô e a Inteligência Artificial vão resolver o problema.
A deputada ressaltou a importância de um atendimento ao consumidor de forma adequada, eficiente e rápida. "Precisamos ter o atendimento humano, de um profissional treinado e capacitado em resolver as questões dos clientes. É por essa razão que criamos o Projeto de Lei 401/2024 que obriga todas as empresas a terem a opção 9 "Fale com um atendente " na hora do atendimento", disse Morando.
O coordenador do Idec falou da relevância do PL da parlamentar e ainda trouxe mais dados do trabalho da instituição com relação às empresas de telecomunicações. "O Brasil é tetra campeão de telemarketing abusivo", destacou Cruz ressaltando que as medidas existentes não tem total eficácia. "Tivemos avanços positivos na luta contra ligações indesejadas, mas ainda precisamos de soluções mais definitivas", ressaltou ele ao citar os meios hoje existentes: Lista de Bloqueios, Adoção de Prefixos e Identificadores, Robocalls e Name and Shame.
Site da CPI para denúncias
Está no ar o site da CPI das Empresas de Telecomunicações (https://cpitelecomunicacoes.com.br) para o consumidor fazer denúncias sobre a má prestação de serviços das operadoras. "O consumidor pode contribuir de forma simples e rápida, basta acessar o site, clicar no formulário para preencher o questionário e relatar os problemas que enfrentou com os serviços das operadoras de Telefonia Celular, Internet, Streaming ou TV a Cabo", disse a presidente da CPI, Carla Morando.
Conforme dados da Anatel, o estado de São Paulo é o maior consumidor dos serviços de telecomunicações no Brasil. Em telefonia móvel, por exemplo, os paulistas possuem 78,2 milhões de linhas ativas (30% dos celulares em operação no Brasil, 261 milhões). No caso de banda larga fixa, os 15 milhões de acessos paulistas representam 30% do serviço consumido no país (49 milhões de acessos).
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações