Virando Páginas: livro que conta trajetória de 34 mulheres é lançado na Alesp

Obra reúne histórias de empoderamento e superação em diversas áreas de atuação; iniciativa é da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), uma das autoras do livro
05/05/2025 19:10 | Superação | Giullia Chiara - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Lançamento do livro Virando Páginas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Maria Lucia Amary: inspiração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marta Lívia Suplicy: sororidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Virada Feminina: união e empoderamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na última quarta-feira (30), o lançamento do livro ?Virando Páginas?, que reúne histórias de superação e empoderamento de mulheres em diversas áreas de atuação. A iniciativa é da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) em parceria com o movimento ?Virada Feminina?, responsável por ações que visam ampliar a representatividade nos espaços de poder e decisão.

Uma das autoras da obra, a deputada comentou sobre a importância da publicação. "Esse livro conta a inspiração de cada uma. São 34 mulheres que colocaram suas vidas, superações, desafios, amores, dores e a luta do dia a dia para conquistarem seus espaços. Essa luta de uma mulher abraçar a outra é fundamental, não só para tirar outras da invisibilidade, mas para dar um espaço onde elas possam ter a certeza de que não estarão sozinhas", destacou.

Sororidade

Idealizadora do livro e presidente do movimento Virada Feminina, Marta Lívia Suplicy explicou a origem do projeto. "Começou em 2017 para que a gente não olhasse para a mulher de um ângulo só, sobre a violência, sobre empreendedorismo ou sobre a educação, mas que nós tivéssemos um olhar 360 graus e uma responsabilidade 360 graus também", disse.

Entre as autoras estão empresárias, políticas e ativistas, como Sônia Fátima Moura, mãe de Eliza Samudio, morta pelo ex-companheiro Bruno de Souza em 2010. "Nós temos que buscar suporte, buscar alguém que nos ajude. O importante é se preocupar e sempre perceber os sinais. O homem sempre dá sinais, como reclamar de uma roupa mais justa, mais curta, dar um tapa e depois uma desculpa", manifestou Sônia sobre a necessidade de dar atenção a casos de violência contra mulher.

"Eu via meu pai ajudando mulheres, me identifiquei com esse perfil e criei um projeto que cuida de mulheres vítimas de violência. O projeto está há 16 anos no estado de São Paulo e mais de 90 mil mulheres já foram socorridas", contou a autora Joseane Andrade, criadora do projeto Mulher Reviva, responsável por auxiliar e acolher as vítimas.

Por sua vez, Marta Lívia enfatizou a necessidade da união feminina: "A gente fala em sororidade, mas levar outra mulher junto é uma obrigação e precisa virar uma cultura para todas nós. Essas histórias precisam ser entranhadas dentro do nosso coração e elas merecem que sejam aqui nesta solenidade. A vida de cada uma de vocês traduziu nesse livro como é difícil a trajetória da mulher, e que ainda existe a preocupação de levantar e ajudar outras mulheres. Essa é nossa obrigação."

Além das citadas, o livro conta as histórias de Sandra Pitta, Michele Vanzella, Angela Mello, Cileide Moussallem, Luciana Maltchik Capobianco, Juliana Lemos, Lizete Ricci, Latifa Kadri, Claudia Patah, Réa Sylvia Batista Soares, Regina Padilha, Lívia Bacelar, Chef Maria Clara, Dra. Ana Cecília Granda, Dra. Mary Anne Leocadio, Francine Carvalho, Stela Spolzino, Marie Suzuki Fujisawa, Renata Helena Amaral de Carvalho, Surama de Castro, Oluchi Mirabel Chigbaogu, Márcia Pinheiro, Dra. Albertina Duarte, Erika Kelly de Jesus, Dalva Christofoletti, Acilene Clini, Gisele Tonchis, Cris Conde e Amini Haddad Campos.

Assista ao evento na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp