Alesp recebe aula sobre orçamento público e educação antirracista
28/05/2025 17:50 | Educar para Reparar | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Costa
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta terça-feira (27), uma aula pública sobre educação, racismo e orçamento público. Promovida pela deputada Leci Brandão (PCdoB) no auditório Franco Montoro, a aula foi ministrada pelo professor da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), Thiago Amparo, referência na área de justiça racial e direitos humanos. O evento também contou educadores, representantes de movimentos sociais e de instituições públicas.
"Eu fico muito honrada de ser a responsável por esse curso acontecer aqui, porque nosso mandato foi escolhido para lutar pela igualdade racial", disse Leci. Ela espera que a formação seja um instrumento para promover maiores e melhores condições de educação e igualdade racial.
A formação é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo (UFSB) e da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
O coordenador do SOS Racismo da Alesp - serviço de combate à discriminação racial da Casa-, Jorge Luiz de Oliveira (mais conhecido como Jorginho Saracura), também esteve presente e comentou a importância da iniciativa. "O objetivo das verbas públicas para educação nós já sabemos, mas precisamos fiscalizar para saber para onde vão e se estão sendo utilizadas da maneira correta", reforçou.
Educação Básica como ponte
"Entender como a oferta da educação básica pública tem se dado no país é fundamental para poder apoiar cada vez mais a equidade e atingir melhores dados, especialmente para os nossos estudantes negros. É o início para formarmos a comunidade escolar como um todo", pontuou a coordenadora geral de educação para as relações étnico-raciais do MEC, Lara Vilela.
O educador social e membro da Unegro, Edson França, também reforçou que é essencial compreender com mais profundidade o financiamento da educação básica. "Os jovens negros estão ficando no caminho, não estão indo para a universidade. A demanda agora já não é mais como foi na época em que batalhamos para ter as cotas nas universidades. Temos mais cotas do que alunos que saíram do ensino médio", disse o educador.
Para ele, essa realidade tem diversas causas, mas sobretudo o fato de as escolas não serem um espaço atrativo, por falta de infraestrutura, alimentação e ensino de qualidade.
"Se você não começa a melhorar a escola, você não tem como falar com as pessoas: ?Estude!?. Então, a ideia é aumentar a consciência sobre o problema do financiamento e preparar as pessoas que estão na gestão, na sala de aula, na militância, para que a sociedade melhore", concluiu.
Papel das universidades
"Um dos fundamentos principais do racismo é a desigualdade no acesso ao orçamento e investimento público", afirmou o professor Thiago Amparo. "No Brasil, as pessoas mais pobres, em sua grande maioria, são pessoas negras, pretas e pardas. E recai sobre elas maior desigualdade em relação a trabalho e educação, pois elas possuem menor acesso a educação de qualidade", disse.
O professor contou que o objetivo da aula é mostrar os mecanismos pelos quais o racismo se perpetua ao longo da história, fazer a conexão entre a discriminação racial e a desigualdade socioeconômica, além de pensar formas de superá-los, especialmente no âmbito do Orçamento e investimento público. "Sair dos muros da universidade e trazer esse debate para uma casa legislativa é fundamental para que esse conhecimento possa ser democratizado. A educação é, de fato, sobre isso", completou.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações