Orçamento do Estado 2026: Deputado leva audiência pública para Americana

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
10/09/2025 17:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352293.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Americana recebeu, na última sexta-feira (5/9), audiência pública do Orçamento do Estado de São Paulo, que têm como objetivo consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas. O encontro regional foi uma indicação do deputado estadual Dirceu Dalben, membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

"Nosso objetivo é construir o Orçamento do Estado para 2026 com a participação popular, distribuindo de forma mais justa os recursos entre os 645 municípios paulistas e fazendo com que os investimentos cheguem até as bases, nos setores que a população mais necessita", explicou Dalben. A Alesp realiza, de agosto a outubro, uma série de 30 audiências públicas, em diversas regiões do estado.

Em Americana, os pedidos de recursos para as áreas da saúde e assistência social foram destaques. Os assuntos foram abordados por moradores e representantes dos municípios de Americana, Jundiaí, Limeira (Santa Casa), Nova Odessa, Santa Bárbara d?Oeste, Santa Ernestina e Sumaré, além de representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Americana, do Instituto Pernas da Alegria (Americana) e da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu (Sumaré). O vereador americanense Marcos Caetano também destacou a importância de uma unidade do Restaurante Bom Prato no município, para atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Dalben afirmou que o Parlamento seguirá atuando para atender as reivindicações e lembrou da ampliação da Tabela SUS Paulista. "Através dos pedidos dos deputados, nosso governador Tarcísio já anunciou que o SUS Paulista agora vai contemplar os hospitais municipais, o que é justo", afirmou.

Também foram solicitados pelos participantes da audiência mais investimentos em educação, segurança, infraestrutura urbana e na recuperação de áreas ambientais e turísticas.

"Tivemos casa cheia, com a apresentação de demandas fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população de toda a região. Na pessoa do prefeito de Americana, Chico Sardelli, agradeço a todos que participaram e reforço o nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento aos municípios paulistas!", falou o parlamentar.

Recursos garantidos

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp dispõe de recursos próprios no orçamento estadual destinados às regiões-sede das audiências - uma inovação implantada no ano passado, com apoio do Deputado Dalben.

Para os municípios da região de Campinas que estiveram representados na audiência de Americana, já estão garantidos R$ 100 mil para cada no próximo ano, para investimentos na Saúde.

"Sabemos que é um valor pequeno perto do que os municípios precisam e merecem, mas é um gesto singelo para apoiar, valorizar e fortalecer a Saúde da região!", enfatizou Dalben.

LOA 2026

Todo o trabalho produzido durante essas audiências públicas será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, conforme a disponibilidade de recursos. Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

alesp