Deputado apresenta projeto de lei para classificar Sumaré como Município de Interesse Turístico

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
10/10/2025 17:04 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dep. Dirceu Dalben no Bosque dos Lagos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354490.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Dirceu Dalben apresentou projeto de lei na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), para que a cidade de Sumaré seja classificada como MIT (Município de Interesse Turístico). Com isso, a cidade poderá receber mais recursos do Governo do Estado para desenvolver projetos e infraestrutura turística.

"Investir no turismo movimenta a economia, gera empregos, oportunidades, valoriza a cultura, a história, as belezas naturais das cidades. Cada cidade tem sua vocação, seu potencial e nosso objetivo é fortalecer a identidade de Sumaré, alavancar o desenvolvimento do município e de todo o Estado de São Paulo", falou Dalben.

Sumaré integra a Região Turística Bem Viver, formada por sete municípios que contam com uma diversidade de experiências e riqueza cultural. Entre os potenciais da cidade, está o turismo rural. Cerca de 50% do território sumareense ainda são formados por áreas rurais, com pesqueiros, restaurantes, as famosas plantações de girassóis e estradas muito utilizadas por ciclistas. Além disso, o município também conta com três assentamentos que são modelos no Brasil e outros importantes locais de contato com a natureza, como o Horto Florestal, a Represa Marcelo Pedroni e o Bosque dos Lagos Cidade Orquídea.

No segmento de turismo religioso e de eventos, a Estância Árvore da Vida - localizada na área rural de Sumaré - é considerada o maior centro de convenções da América do Sul. Conta com recinto fechado com ar-condicionado, vários auditórios, um deles para cinco mil pessoas sentadas, infraestrutura de hospedagem, parques, jardins e lagos para lazer e convivência social.

Sumaré também é destacada pelo turismo de negócios, já que possui diversas empresas e multinacionais instaladas, atraindo a classe empresarial, que utiliza a estrutura de hotéis e restaurantes.

No segmento de turismo histórico, a cidade conta com pontos ligados à sua fundação, como a Estação Ferroviária e a antiga Subestação de Energia Elétrica da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

"Aprovamos recentemente na Alesp 70 novos Municípios de Interesse Turístico no nosso estado, projetos de lei que estavam há anos aguardando os trâmites entre a Casa de Leis, a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, e os municípios. Em um trabalho conjunto de todos os deputados e o Governo do Estado, conseguimos destravar esses projetos e, agora, iniciamos um novo ciclo, com novas propostas para MITs. Sumaré tem um grande potencial turístico, em diversas áreas, e a população merece novos investimentos. Seguimos apoiando o desenvolvimento da cidade e mais qualidade de vida para todos!", comentou Dalben.

A Prefeitura de Sumaré já foi oficiada, para que encaminhe os documentos necessários para o andamento e aprovação da proposta. A tramitação do Projeto de Lei nº 985/2025 pode ser acompanhada pelo portal da Alesp (www.al.sp.gov.br).

alesp