Em reunião na Alesp, programa 'Semeando Liberdade' busca renovar lideranças do agronegócio

Evento proposto pelo deputado Lucas Bove (PL) concedeu espaço para jovens discutirem evolução e inovação da agropecuária
14/10/2025 15:31 | Juventude | Gustavo Oreb - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Evento reuniu jovens lideranças do agronegócio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Lucas Bove - proponente da ocasião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite da última segunda-feira (13), o evento do programa Semeando Liberdade, cujo propósito é incentivar a participação e a integração de jovens no mercado da agropecuária nacional. Proposta pelo deputado Lucas Bove (PL), a iniciativa foi criada como uma forma de passar para as novas gerações o conhecimento acumulado por produtores rurais tradicionais.

"Desde o começo do meu mandato, comecei a perceber que o agronegócio precisava preparar seus sucessores. Muitos grandes líderes desse setor já estavam ficando idosos e precisavam passar o conhecimento adiante. Os jovens buscam muito os grandes centros urbanos para estudar e trabalhar, mas acabam perdendo a conexão com o campo. Por isso é que foi criado o programa, para fortalecer essas raízes", explicou o parlamentar.

Exemplo dessa nova geração de produtores, o diretor de marketing da consultoria da Esalq Jr (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP), Eduardo Keniti Sonomura, acredita que a tendência é que, cada vez mais, pessoas jovens comecem a ocupar cargos de liderança no agronegócio nos próximos anos. "Normalmente, quem iniciou tudo já está ficando mais idoso e passa os ensinamentos para frente, mantendo a mesma qualidade e tradição. Por isso, expor e debater nossas ideias na Assembleia e fazer networking, conhecer mais pessoas ligadas ao agro, é tão importante", afirmou.

Seguindo a mesma linha, a fundadora da Liga Acadêmica da Agropecuária da Faculdade Belas Artes, Heloisa Rodrigues, ressaltou a oportunidade de dialogar com mais pessoas interessadas na área. "O contato dos estudantes com os profissionais do setor é imprescindível para fomentar e ampliar o conhecimento das novas gerações. Cresci numa cidade de cerca de 7 mil habitantes, onde o agronegócio sustentava as pessoas e o cotidiano. Desde muito cedo, meu avô me ensinou a respeitar essa área que, dali em diante, se tornou minha paixão, que quero levar para cada vez mais jovens conhecerem e se interessarem", contou a estudante.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp