Solenidade na Alesp homenageia os 435 anos do bairro da Lapa
15/10/2025 18:05 | Tradição e amor | Fernanda Franco - Fotos: Larissa Navarro
O tradicional bairro da Lapa, localizado na zona oeste da capital paulista, completou 435 anos no último dia 12 de outubro. Para celebrar a sua história, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (14), uma solenidade para reconhecer 12 moradores e 24 associações pelos serviços relevantes que desempenham na região. Ao todo, foram 36 homenageados com um colar de honra.
O evento foi promovido pelo deputado Capitão Telhada (PP), crescido e criado na Lapa, e morador do bairro até hoje. Ele fez sua carreira ao lado do pai, o ex-deputado Coronel Telhada, no 4º batalhão da Polícia Militar, localizado na região. "A comunidade 'lapeana' se destaca pela tradição e por participar ativamente da vida do bairro. É um orgulho como residente, morador e trabalhador do bairro poder trazer essa comunidade para a Alesp e homenageá-la, para construir uma Lapa cada vez mais forte", afirmou o deputado.
Telhada também comentou da importância econômica e geográfica da região por onde passam as principais rodovias que chegam na Capital e pelo comércio aquecido. "Sem dúvida nenhuma o que mais me dá prazer na Lapa é saber que a gente trabalha por uma região que foi super importante do nosso passado e que continua sendo o coração e uma mola propulsora para o nosso desenvolvimento paulistano e paulista", completou.
Interior da Capital
A Lapa é considerada um dos bairros tradicionais da cidade de São Paulo não apenas por ser um dos mais antigos, mas principalmente pelos costumes e pela forte interação entre a comunidade. Com uma história marcada pela imigração italiana e o desenvolvimento industrial a partir do século 19, a região mantém a fama de "cidade do interior".
"Lá todo mundo se conhece, das famílias centenárias que vieram da Europa às famílias mais novas, todo mundo trabalha junto. É como um 'interiorzão'. Foi por isso que eu adotei a Lapa como casa há 69 anos, quando cheguei do interior", disse a advogada Terezinha Penteado Corrêa de Almeida Oliveira, fundadora da OAB da Lapa e uma das homenageadas da noite. "Estou prestes a completar 92 anos e estou muito feliz por estar aqui, a Lapa pra mim é tudo."
Tradição
O Mercado da Lapa foi uma das organizações homenageadas, representado pela presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Daniele Agostine. "É uma alegria ímpar e uma honra muito grande poder representar o mercado, um ícone da Lapa", afirmou Daniele. A presidente destacou que a história do bairro e do mercado se misturam há mais de sete décadas. "O mercado se estabelece muito pela sua tradição e receber essa medalha só reforça isso", acrescentou.
O Tenente Coronel Élder, comandante do 4º batalhão da Polícia Militar da Lapa também reforçou esse sentimento. "Ser reconhecido por aqueles que representam a comunidade, para nós, é o motivo mais alto que existe, porque doamos a vida diariamente nas ruas do bairro e do estado", disse. Para o Tenente, são momentos como esse que aumentam o compromisso dos parlamentares com a própria comunidade.
"Eu sou do interior paulista onde os valores são muito sólidos e a preocupação com o território são importantes, e eu reconheço isso na região. É muito bonito ver que as pessoas aqui amam ser da Lapa e amam tudo que ela representa, porque é muito mais do que um local. É família, é valor moral, é luta por uma cidade melhor, e um país melhor. Para mim, a Lapa é o coração de São Paulo", complementou o comandante.
A Alesp também é Lapa
Morador da Lapa há 37 anos, Cândido Alvarenga, secretário executivo da ouvidoria da Alesp, esteve no evento e encontrou rostos conhecidos. Vindo do interior a trabalho, ele contou que escolheu o bairro da Lapa para ser sua residência permanente.
"A Lapa me lembra um pouco do interior e eu me senti abraçado. É o lugar onde criei meus filhos, meus netos e só tive bons amigos", disse. Para o secretário, o bairro passou por muitas transformações ao longo das décadas, mas nunca perdeu sua essência de "cidade do interior" na Capital da maior metrópole da América Latina. "Eu sou suspeito para falar, porque eu gosto de tudo lá", afirmou.
Assista à Sessão Solene e confira todos os homenageados na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações