Deputado quer mais áreas pet friendly em parques estaduais

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/10/2025 11:49 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Ricardo França

Compartilhar:

Deputado Ricardo França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputado propôs a criação de espaços específicos para animais domésticos, aumentando a segurança e o bem-estar


É cada vez mais comum termos áreas pets em condomínios residenciais. Muitas cidades também tem construído espaços assim em parques e praças públicas, possibilitando o acesso a um local seguro para os tutores com seus pets. No entanto, ainda não existe um plano unificado para implementação desses espaços no estado de São Paulo.

Buscando preencher essa lacuna, o Deputado Ricardo França propôs ao Governador a criação de áreas específicas para cães e gatos em todos os parques públicos sob jurisdição do governo estadual. Se trata da Indicação 12178/2025.

O Deputado, atuante na Causa Animal, reforçou a importância desses espaços: "Essas áreas incentivam as famílias a frequentar os parques públicos. Os animais cada vez mais fazem parte da família e da sociedade, e o poder público precisa reconhecer isso. Essa é uma das nossas lutas!"

Espaços adequados aos animais

A sugestão de Ricardo França é que essas áreas dedicadas aos pets tenham: cercas de delimitação, bebedouros, brinquedos e espaço para treinamento para cães. Além disso, destaca que deve ter lixeiras exclusivas para o descarte de resíduos, evitando assim riscos de contaminação de pessoas e animais.

Nos municípios que já possuem espaços assim, a população tem aprovado a iniciativa. Marcus, tutor do cachorrinho Jimi, declarou que usa esses espaços: "O mais importante é ter um lugar seguro para o animal, cercado para que ele possa correr livremente sem riscos. Também é muito legal ver os cachorros interagindo uns com os outros, essas áreas são um espaço de socialização que é muito importante para eles".


Incentivo a adoção responsável

Uma das defesas da proposta é que será um incentivo a adoção responsável, fundamental para mitigar o problema da superlotação em canis e ONGs de proteção animal. Conforme essa ideia, quanto mais as cidades se mostrarem receptivas aos animais, maior será a taxa de adoção e também os cuidados com eles.

"Eu vejo de perto a situação das entidades e órgãos públicos. Embora os animais sejam bem cuidados, é muito triste pensar que vão passar a vida toda ali, sem poder ter uma família e um lar. Precisamos encontrar formas de incentivar a adoção, quando o poder público mostra que está pensando nos tutores e animais, as pessoas se sentem mais confiantes para adotar", defende o Deputado.

Ricardo França é idealizador da campanha FIM DOS MAUS-TRATOS, que tem buscado apoio popular para avançar nas pautas da Causa Animal, melhorando leis e políticas públicas de proteção animal.


alesp