Com demandas de mobilidade urbana em destaque, Alesp realiza última audiência do Orçamento 2026

Em São Paulo, Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento encerrou 'maratona' de 30 encontros ao redor do estado; relatório para a Lei Orçamentária do próximo ano será elaborado a partir das demandas coletadas nos municípios
16/10/2025 19:56 | Orçamento 2026 | Gustavo Oreb - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Alesp recebe 30ª audiência do Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cidades da região metropolitana representadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354911.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Melhorias para a mobilidade urbana foram pedidas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354912.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CFOP anunciou R$ 400 mil em emendas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354913.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde desta quinta-feira (16), a 30ª e última audiência pública do ano para discutir o Orçamento estadual de 2026. Desta vez, os munícipes presentes apontaram a necessidade de investimentos em mobilidade urbana, tanto voltada para bairros periféricos da Capital e região metropolitana quanto para as vias que conectam a metrópole aos municípios do Interior.

Antes do início da participação popular, o presidente do colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), fez seu balanço dos trabalhos realizados pelo grupo nos últimos três meses. "Depois de tantas viagens, a sensação é de dever cumprido. Ouvimos grandes e importantes sugestões em diversas pautas, como saúde, meio ambiente, segurança pública e transportes. Agora é pegar todas as demandas e transformar essas sugestões em emendas, que serão aprovadas em Plenário e se tornarão realidade. Por isso é tão importante ouvir as particularidades de todas as regiões possíveis no estado", afirmou o parlamentar.

Além do membro efetivo da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT), estiveram presentes na última audiência os parlamentares Eduardo Suplicy, Reis (ambos do PT) e Carlos Giannazi (Psol).

Mobilidade e infraestrutura

Dando início aos pedidos, o representante da Sociedade Amigos do Parque Ipê de São Paulo, Marcos Lerois, trouxe para os deputados sua demanda pela expansão das linhas de metrô na Zona Sul da Capital. "Há mais de dez anos falamos sobre a extensão da linha 5-lilás do metrô até o Jardim Ângela, mas cada vez mais se criam desculpas para procrastinar o andamento desse projeto. Não é uma luta de uma andorinha só, precisamos do apoio dos parlamentares no orçamento e no posicionamento para melhorar a vida dos moradores da região sul da cidade", suplicou.

No mesmo sentido, o munícipe Claudislei Barbosa, representante do Centro Comunitário Jardim Miriam, apontou para a necessidade de ampliar as linhas de trem até os bairros mais afastados. "A linha 9-Esmeralda da CPTM precisa chegar até Varginha e Parelheiros. Há tempos cobramos para que seja feita uma estação que atenda verdadeiramente essa região. Precisamos de mais verba, planejamento e força política para que isso aconteça o mais rápido possível", afirmou ele.

Do Interior para a Capital

Com o intuito de melhorar o acesso dos comerciantes do Interior Paulista aos grandes centros urbanos, o vereador de Junqueirópolis, Reinaldo Codognato, indicou a reforma das estradas de sua região como prioridade para o ano que vem. "Espero que a pavimentação asfáltica das vias dos municípios de Alto Paulista e Noroeste seja incluída no orçamento de 2026. Essas regiões são ricas em produção de frutas e pescados, portanto, essa rota seria importantíssima para levar mais produtos do interior até a Capital sem complicações", explicou.

Já o presidente da Câmara Municipal de Juquitiba, Eduardo Silva, levou uma demanda semelhante sobre sua cidade, porém, tratando sobre o transporte de água até a Grande São Paulo: "Peço encarecidamente que a ligação entre minha cidade e a Capital seja restabelecida. Nosso município é feito de mananciais, cuidamos da Mata Atlântica e levamos abastecimento de água até a região metropolitana, em locais como Barueri. Por isso, as linhas de transporte público precisam voltar a operar imediatamente", disse.

Recursos garantidos

Com recursos próprios que a Comissão de Finanças da Alesp dispõe no Orçamento Estadual, os deputados Gilmaci Santos e Luiz Claudio Marcolino anunciaram a destinação do montante de R$ 400 mil divididos entre as cidades que participaram da audiência desta quinta.

A medida - que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa - tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.

O Orçamento

Todo o trabalho realizado pela CFOP irá resultar na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é construído o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

A Assembleia vem realizando essas ações de forma a intensificar a transparência e o envolvimento dos cidadãos em todo o processo. Além de contemplar lugares diferentes e ampliar as formas de participação popular, o Parlamento Paulista tem buscado conhecer a fundo as realidades das diferentes regiões e cidades de São Paulo.

Assista a audiência, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da audiência

alesp