Produtores e artistas discutem possibilidades de fomento à produção audiovisual no Interior paulista

Audiência pública na Alesp reuniu representantes de entidades do setor para debater a união de esforços em prol do fortalecimento do setor em todas as regiões do estado
23/10/2025 14:33 | Cultura em debate | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Bebel: vamos continuar esse debate na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro reuniu representantes do setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quarta-feira (22), um encontro que reuniu artistas, produtores e representantes de entidades ligadas à produção audiovisual paulista. O objetivo foi promover a troca de ideias entre os diversos atores do setor, discutindo políticas públicas e ações conjuntas capazes de romper barreiras e ampliar horizontes para a produção audiovisual, especialmente no Interior do Estado.

A reunião foi promovida pela deputada Professora Bebel (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesp. "Esta audiência pública tem o objetivo de debater os desafios e as potencialidades do audiovisual no Interior, fortalecendo políticas públicas e redes de colaboração que garantam visibilidade. Queremos que esta seja a primeira de muitas outras audiências, com ainda mais participantes", afirmou.

Coordenador do Escritório Estadual Paulista do Ministério da Cultura, Alessandro Cézar Araújo Azevedo destacou as legislações que têm contribuído para o financiamento da produção audiovisual no Interior, como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. "O Sistema Nacional de Cultura, por si só, não resolve, mas abre a possibilidade da participação social, e isso fortalece muito as pautas da sociedade civil. Debates como este são fundamentais. O propósito desse encontro é dar visibilidade à produção do Interior e sair daqui com encaminhamentos viáveis a curto, médio e longo prazos", afirmou.

O coordenador do Observatório Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo), Vitor Hugo Pires, apresentou pesquisas realizadas pela entidade que ajudam a compreender o cenário da produção audiovisual. "Acreditamos na união de esforços para fortalecer a indústria audiovisual, que é fundamental para a cultura e para o desenvolvimento social. Unindo Capital e Interior, conseguimos chegar mais longe", disse.

Presidente do ICine (Fórum de Cinema do Interior e Litoral de São Paulo), criado em 2019 para fomentar a atividade cinematográfica fora da Capital, Marcos Demarchi ressaltou o papel transformador do cinema nas comunidades. "O cinema brasileiro tem ganhado destaque no mundo, mas precisamos cuidar melhor da nossa casa, valorizar o que é produzido no Interior e mostrar como o cinema interiorano cumpre uma função social, formando jovens e fortalecendo redes culturais", destacou.

Um dos pontos centrais do debate foi a diversidade regional dentro do Estado. "São Paulo é um estado com inúmeras cidades e realidades distintas. Ter essa articulação é essencial para compreender as especificidades e as diferentes necessidades de cada região", observou Alex Kreibich, responsável pelas relações institucionais do ICine.

Ao final do encontro, a deputada Professora Bebel defendeu a criação de um Sistema Estadual de Audiovisual, alinhado às diretrizes da política nacional. "Dar organicidade é respeitar as esferas, mas também promover, em nome de um bem comum, consórcios culturais ou regimes de colaboração que fortaleçam o setor", concluiu.

Confira a galeria completa de imagens

Assista à audiência pública na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

alesp