Desafios enfrentados por alunos e professores na rede estadual é tema da Sessão Ordinária; assista

Ingresso de ação judicial contra criação do projeto-piloto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estabelece presença flexível de alunos na rede estadual de ensino também foi assunto abordado durante o Expediente
23/10/2025 15:12 | Expediente | Daiana Rodrigues - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

150ª Sessão Ordinária <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniram, nesta quarta-feira (23), durante a 150ª Sessão Ordinária e debateram os desafios enfrentados pela Educação. Violência contra professores, fechamento de salas do horário noturno na rede de ensino e falta de assistentes sociais e psicólogos nas escolas estaduais foram alguns dos problemas mencionados.

Ainda sobre o tema, foi comentado o ingresso de uma ação judicial contra a Resolução Seduc 113/2025. A norma cria o projeto-piloto de "Educação de Jovens e Adultos" (EJA) com presença flexível de alunos na rede estadual de ensino. O modelo enfrenta críticas sobre a qualidade de ensino proposto, porque permite que o aluno de Ensino Médio tenha mais flexibilidade de estudo, indo à escola apenas uma vez por mês para aulas presenciais.

Também foi comentado que não será alcançada a meta climática estabelecida no "Acordo de Paris" para frear os efeitos das mudanças climáticas, porque estudos recentes mostram que o mundo já ultrapassou esse limite. Adotado em 2015 na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), o tratado internacional estabeleceu essa meta como forma de preservar o futuro de bilhões de pessoas no mundo.

Participaram do Expediente os deputados Carlos Giannazi (Psol), Reis (PT) e Eduardo Suplicy (PT).

De segunda a sexta-feira, os parlamentares dispõem do Pequeno e do Grande Expediente para discursarem na tribuna sobre diversos temas de interesse público, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão

alesp