Sessão Solene da Alesp homenageia esportistas de diferentes modalidades

Iniciativa do deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD) reconhece cerca de 200 atletas e a importância do esporte para sociedade
28/10/2025 16:00 | Reconhecimento | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Alesp homenageou cerca de 200 atletas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Corrêa Jr: esporte é disciplina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355385.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Athayde: instrumentos de inclusão social <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355386.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Bueno: enaltecer e divulgar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Lucena atleta e organizador da homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (24), a edição de 2025 da Homenagem Esportiva. Celebrada na Alesp anualmente, a solenidade reconhece os trabalhos de atletas de diversas modalidades. O evento este ano foi iniciativa do deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD), junto com Daniel de Lucena, presidente da Confederação Brasileira de Artes Maciais e da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais.

Durante a Sessão Solene, cerca de 200 esportistas receberam diplomas de honra pelo trabalho de difusão do esporte em São Paulo. "Eu sou praticante, sei o que o que o esporte faz e a importância de vocês [homenageados]. É disciplina, tira a timidez, ensina o que é trabalhar em grupo, mesmo que seja um esporte individual, previne doenças e une famílias", afirmou o parlamentar.

Reconhecimento

Fábio Bueno, que se dedica há quase 30 anos na produção de livros e revistas sobre artes marciais, destacou a importância da imprensa esportiva e de contar as histórias destes atletas. "O professor de arte marcial faz parte da base da sociedade brasileira, e não é reconhecido como tal. Esse é o trabalho que fazemos ao longo de quase 30 anos, enaltecendo e divulgando estes profissionais".

O evento também marcou a pré-estreia da 15ª edição do livro Grandes Mestres das Artes Marciais, que reúne histórias de mestres de quase 30 modalidades diferentes. "A cada edição, reunimos histórias de disciplina, luta, honra e amor pela arte marcial. É um livro que imortaliza vidas dedicadas ao ensino, formação de caráter e ao resgate de valores humanos", defendeu Bueno, autor da obra.

Impactos na sociedade

Para o mestre de jiu-jitsu e um dos fundadores da primeira academia da modalidade no Brasil, João Athayde, o esporte impacta mais do que apenas o próprio atleta. "Os esportes são instrumentos de inclusão social. Nós ajudamos muita gente, e com isso, pretendemos melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro", explicou.

Os participantes da mesa também reforçaram o papel das práticas esportivas na perpetuação de valores como respeito ao próximo, dignidade e disciplina. Sobre os homenageados presentes, Fábio Bueno destacou: "quantas faixas pretas essas pessoas formaram? E essas faixas pretas subsequentemente formaram várias pessoas nas artes marciais, tiraram as crianças do ócio e incluíram portadores de deficiência".

Além dos citados, o evento contou com a presença do secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, e do mestre de jiu-jitsu João Rezende.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de fotos


alesp