Outubro Rosa: instituições realizam evento na Alesp e reforçam prevenção ao câncer de mama

Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar chances de cura, afirmam mulheres participantes
28/10/2025 19:20 | Saúde | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Evento celebra campanha Outubro Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento foi realizado no auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Bueno: prevenção é fundamental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Regina Nunes: mulheres precisam de apoio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Val Marchiori: que minha história sirva de alerta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (28), um evento em prol da prevenção ao câncer de mama, reunindo instituições e voluntárias para reforçar a importância do diagnóstico precoce.

A ação foi organizada pelo Instituto Mulheres Solidárias, pela Apdesp (Associação das Primeiras-Damas dos Municípios de São Paulo), pelo Conselho Estadual da Condição Feminina e pela APVPESP (Associação de Prefeitas e Vice-Prefeitas do Estado de São Paulo). O encontro ocorreu por iniciativa do deputado André Bueno (PL).

"O câncer de mama tem cura se for diagnosticado cedo. Que a Alesp siga sendo uma voz poderosa de mudança", afirmou o deputado ao destacar que o Parlamento conta, neste mês, com a Carreta da Mamografia para atendimento à população.

Primeira-dama da capital e presidente da Apdesp, Regina Nunes relatou ter removido um nódulo em 2003 e reforçou a necessidade de apoio às mulheres durante o tratamento.

A delegada Rose Correa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, ressaltou que o exame preventivo salva vidas. "O câncer de mama é o que mais mata mulheres, mas também o que tem mais chances de cura quando detectado precocemente", disse.

A secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Angela Vidal Gandra Martins, contou que descobriu um tumor apenas graças à mamografia de rotina. Ela destacou a importância do acolhimento no atendimento público: "Cuidar bem das pessoas faz diferença".

A apresentadora e influenciadora Val Marchiori compartilhou sua experiência com a doença e pediu que mais mulheres realizem exames preventivos. "Quanto antes, melhor para tratar. Que minha dor sirva de alerta", declarou.

Assista ao evento na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp