Audiência na Alesp defende cotas trans em universidades paulistas
30/10/2025 11:08 | Inclusão | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Costa
Com o objetivo de debater alternativas para a inclusão de pessoas trans e travestis, uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta quarta (29), defendeu a adoção de cotas para essa parcela da população nas universidades estaduais paulistas. O evento foi promovido pela deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) e recebeu estudantes, docentes e membros da sociedade civil organizada.
"Nós fomos negligenciadas do processo histórico de fazer conhecimento e de estar dentro do sistema educacional. A maioria das travestis são expulsas de casa aos 14 anos de idade, são colocadas na prostituição compulsória, na extrema pobreza e na exploração sexual de menores", comenta a codeputada da Bancada Feminista, Carolina Iara.
Mulher travesti e intersexo, Carolina defende a ampliação de políticas educacionais para pessoas trans, população "historicamente marginalizada". "A exemplo das cotas étnico-raciais, que já foi aprovada e está, inclusive, no setor público, queremos também incluir essa população minoritária", concluiu ela.
Segundo pesquisas do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, apenas 0,3% dos estudantes de universidades federais são trans. Ao mesmo tempo, uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp apontou que 2% da população brasileira se identifica como transgênero ou não-binário.
Outro dado que mostra as dificuldades no acesso ao ensino é o de que cerca de 70% das pessoas trans não concluem o ensino médio, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
A deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) citou os números e disse ser uma "responsabilidade gigante" garantir o ingresso dessas pessoas à educação. "Precisamos acessibilizar a população trans e travesti ao ensino médio completo e às universidades públicas para poderem, enfim, fazer de suas vidas o que quiserem", disse ela.
Conquista histórica
Apontado como uma conquista histórica, o início das cotas trans na Unicamp foi tema de debate durante a audiência. Primeira universidade estadual a implementar a política de inclusão, a Unicamp disponibilizará mais de 100 vagas exclusivas a essa parcela da população por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Segundo o diretor da Comissão Permanente de Vestibulares da Unicamp (Comvest) e integrante do Grupo de Trabalho que elaborou a nova política, José Alves Neto, a implementação levou em conta experiências de outras universidades e de programas de pós-graduação da própria Unicamp. A maior parte das vagas, explicou o professor, serão adicionais, ou seja, não vão tirar vagas da chamada "ampla concorrência" ou de outros grupos que têm direito a cota. Para o vestibular deste ano, 120 pessoas estão inscritas no programa.
"A universidade amplia a sua qualidade porque a ciência avança quando há diversidade de pensamento. Temos que tirar essa ideia de que política de inclusão é contrária à qualidade e à excelência", pontuou José Alves Neto.
Estudante de ciências sociais da Unicamp, Luara Souza é também coordenadora do Núcleo de Consciência Trans da universidade e defende que a inclusão de pessoas transgênero pode render bons frutos, assim como as cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas.
"Pessoas trans e travestis compõem o painel da sociedade e elas também precisam estar nas universidades não só porque estão desamparadas pelo Estado, mas também pelo seu intelecto, pela oportunidade de contribuir para a pluralidade acadêmica e intelectual", afirmou.
"Vamos trazer novas perspectivas e novos olhares. As pessoas trans não serão mais apenas quem é observado pelo cientista, mas, enquanto cientistas, poderão observar a sociedade e poder dizer o que pode ser feito para esse cenário de desigualdade não mais acontecer", complementou ela.
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Funcionários com deficiências ocultas ou TEA podem solicitar o cordão de girassol ou quebra-cabeça
- Comissão dá aval à criação de programa de conscientização para pais de filhos com Síndrome de Down
- Vamos falar de acessibilidade e inclusão?
- ILP debate soluções para população em situação de rua no estado de São Paulo
- Alesp realiza Audiência Pública sobre Educação Inclusiva
- Audiência Pública na Alesp debate o Mês de Conscientização do Autismo
- 21 de Março: Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
- Fórum sobre o Autismo é realizado na Alesp: "Inclusão depende de capacitação"
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações