"Todo mundo pede bis": Servidores dão show no segundo dia da Semana de Talentos 2025

Amplo repertório musical, literatura e oficina de cerâmica demonstram diversidade de habilidades e encanta quem participa
30/10/2025 15:33 | Valorização | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Romeo, Jair Borba e Agência Alesp

Compartilhar:

Rodrigo Galdino e Emanuel Florenço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gabriel Nóbrega<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Mattos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nicole Shima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jéssica Oliveira declama poesias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Soares Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dirceu Dalben e José Soares Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> DJ Rogério Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helder Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Servidores aplaudem talentos dos colegas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Oficina de cerâmica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355640.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> oficina de cerâmica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-10-2025/fg355641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O segundo dia da Semana de Talentos Alesp 2025 foi marcado por música, literatura e mão na massa. Realizado na tarde desta quarta-feira (29), no refeitório da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o evento continuou a atrair espectadores e surpreender os funcionários da Alesp.

Algumas apresentações de música começaram às 12h, mas foram repetidas a partir das 15h, conforme a programação oficial. "Todo mundo sempre pede bis", disse Alan Oliveira, da organização do evento. "A proposta de fazer as mesmas apresentações em dois horários diferentes era para que o público da manhã também pudesse prestigiar nossos artistas".

Oficina de cerâmica

A psicóloga e ceramista Nádia Saad passou por vários cargos na Alesp antes de se aposentar na Comunicação Social, mas mesmo fora dos corredores do parlamento ela é lembrada por seu talento com a argila. "Me convidaram e fiquei muito feliz porque sou apaixonada pela cerâmica, uma das razões é que a gente trabalha com a transformação da matéria", disse.

A proposta da oficina era construir um pote a partir de uma bolinha de argila maciça, só com as mãos. Apesar da tarefa simples, a prática é antiga e exige técnica. Ao todo, cerca de 10 a 15 participantes tiveram até uma hora para montar sua própria cerâmica. "A ideia era indiretamente nos remeter para a ancestralidade e construir algo com as próprias mãos. E todo mundo foi muito criativo, teve gente que aplicou textura, pôs detalhes. Me surpreendeu", avaliou Nadia. Os potes serão expostos na biblioteca da Alesp.

Para a psicóloga, diante da digitalização acelerada as pessoas têm pouca oportunidade ou interesse de fazer coisas manuais. "O fazer com as mãos estimula a inteligência porque começa a fazer conexões nas redes neurais não habituais. Assim, novas ideias surgem. Por isso considero essa oficina muito interessante também".

Poesia cantada

A recifense Jéssica Oliveira é servidora no departamento de Conservação e Serviços e declamou duas poesias. A primeira foi "A Sertaneja", de Chiquinha Gonzaga, e a segunda foi autoral: "Um dia de sucesso", escrito durante a época em que ela estudava para o concurso, em 2022. Além de declamar, ela também cantou o próprio poema.

"A ideia da música é justamente essa não-ansiedade e valorização dos pequenos momentos. Então, é isso que eu acho gostoso nela, que combina com Chiquinha Gonzaga, que é uma valorização de uma vida mais simples na fazenda, na natureza", disse. Em sua primeira vez no palco, Jéssica afirmou que foi uma experiência muito boa e até desafiadora. "Eu não planejava cantar o poema, mas pediram um bis e eu não sabia o que fazer. Então sugeri a versão da música", revelou rindo.

Encontros musicais

O evento teve música para todos os gostos: rock, pop, MPB, sertanejo, gospel, samba e até eletrônicas com o DJ Rogério Martins.

Fernando Mattos, no canto, e Nicole Shima, no teclado, formaram uma dupla inédita e emocionante. Ambos se apresentaram sozinhos na edição anterior e, por meio de uma amiga em comum, se juntaram para uma apresentação de clássicos do rock and roll, como "Love of My Life do Queen", à músicas cristãs, como "Te Agradeço" do grupo Diante do Trono. Ao final da apresentação, Nicole tocou uma música composta pelo pai para a sua mãe, quando eram namorados.

Gabriel Nóbrega, técnico do Patrimônio, toca guitarra há 5 anos e escolheu tocar as músicas mais famosas da Red Hot Chili Peppers, sua banda favorita. "Eu queria que a galera cantasse e interagisse junto comigo, porque é legal ter esse contato entre o público e quem tá ali no palco", disse. Essa é a segunda vez que Nóbrega participa da semana de talentos e considera uma iniciativa importante por dar "oportunidade às pessoas que são mais reclusas de aparecer e convidar quem é mais próximo e caminhar nessa jornada artística".

José Soares Lopes, com voz e violão, cantou clássicos do MPB e sertanejo com a presença do deputado Dirceu Dalben (Cidadania), gabinete onde trabalha. O trio Rodrigo Galdino, Emanuel Florenço e Adriana Magalhães cantaram músicas gospel e tocaram o hino nacional em homenagem às vítimas do Rio de Janeiro. Helder Silva finalizou o dia tocando samba instrumental.

alesp