Simpósio na Alesp discute políticas públicas de combate ao AVC
30/10/2025 18:27 | Saúde | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (30), um simpósio sobre prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), em referência ao Dia Mundial do AVC - principal causa de morte no Brasil. O evento, articulado pelo presidente da Alesp, André do Prado, reuniu palestrantes que abordaram temas como o financiamento público, o uso de telemedicina para ampliar o acesso a especialistas, a expansão de centros de atendimento especializado e a educação comunitária em saúde para o reconhecimento imediato dos sintomas.
Na abertura, André do Prado ressaltou o papel central da Alesp na elaboração e fiscalização de políticas públicas de saúde. Ele citou a implementação da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde no estado - o SUS Paulista - e a destinação pelos deputados estaduais de emendas impositivas a hospitais filantrópicos. "Mais do que aprovar leis, cabe à Assembleia definir prioridades orçamentárias que garantam o financiamento estável e equitativo para a rede de atendimento, desde a atenção primária até os centros de alta complexidade que tratam emergências neurológicas, como o AVC", sublinhou.
Na sequência, a Irmã Rosane Ghedin, da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo (Fehosp), ressaltou a atuação da rede filantrópica, responsável por mais da metade dos atendimentos de média e alta complexidade no estado. Ela afirmou que, ao substituir as subvenções, a tabela paulista trouxe previsibilidade financeira e permitiu melhorias na oferta de serviços, como o aumento de cirurgias eletivas. Segundo ela, a transparência nos valores pagos aos prestadores de serviços representou um avanço. "Sustentar o SUS é investir em quem cuida, quem gere e quem precisa", destacou.
Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, o neurologista Octávio Pontes afirmou que 90% dos casos da doença podem ser prevenidos por meio do controle de fatores de risco, como pressão alta, sedentarismo e colesterol alto. Ele declarou que o acesso rápido a hospitais com tomografia é crucial nas emergências. "O desafio é o acesso, colocar o paciente no lugar certo, na hora certa. Isso tem que ser previsto no sistema de regulação de urgência", disse, ao defender a ampliação de centros especializados com equipes multidisciplinares. Ele propôs educação comunitária para reconhecer os sintomas.
A neurologista Elizabete Liso, representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES/SP), defendeu o uso da telemedicina para facilitar o acesso a especialistas em áreas remotas, onde a escassez de neurologistas preocupa a gestão. Ela anunciou que a pasta trabalha para fortalecer a saúde digital com a implementação de hubs de atendimento. A médica apontou como desafios a avaliação da infraestrutura regional, a formação de neurologistas e a articulação entre SAMU, UPAs e centros de reabilitação para otimizar altas e encaminhamentos de pacientes com AVC.
Já o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SP), Danilo Oliveira, disse ser necessário superar a fragmentação da atenção básica e elogiou a regionalização do sistema de saúde paulista, que permite pactuar referências regionais. Ele usou o tratamento do AVC como exemplo emblemático da importância de integrar a rede: "quanto mais integração tivermos, menor fragmentação" na resposta aos desafios de saúde. Oliveira defendeu o fortalecimento das linhas de cuidado, consideradas fundamentais para que os pacientes conheçam seu itinerário terapêutico.
Última a palestrar, a enfermeira Gislane Fazzolari, que é assessora da Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo, enfatizou a necessidade de desburocratizar o acesso ao tratamento do AVC, tendo em vista que que o tempo é crucial para evitar sequelas graves ou a morte. Na capital paulista, a Rede de Atenção às Urgências (RAS), oferece triagem e estabilização de pacientes com suspeita de AVC. Além do tratamento imediato, complementa Fazzolari, a reabilitação multidisciplinar é vital, considerando que a faixa etária dos pacientes afetados pelo AVC está se tornando cada vez mais jovem.
Reconhecimento
Durante o simpósio houve entrega de certificados em homenagens a diversas Santas Casas e hospitais pelo trabalho de combate ao AVC. O reconhecimento, segundo o presidente da Alesp, reforça o esforço colaborativo entre os setores público e privado e a sociedade civil.
Assista ao simpósio na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Alesp se ilumina de azul para destacar importância da conscientização sobre a síndrome de Angelman
- Aleitamento: Alesp atua pela conscientização sobre hábito que cria conexões e salva vidas
- Alesp realiza seminário sobre acidente vascular cerebral
- Parlamentares da Alesp vão a Paraisópolis premiar projetos sobre cannabis medicinal
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- A parlamentares, governo do Estado garante compra de testes para Covid e kits de entubação
- Parlamentares convidam ex-superintendente do Iamspe para esclarecimentos
- Ex-secretário de Saúde da capital presta esclarecimentos em CPI
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações