Comissão de Relações Internacionais debate fortalecimento de parcerias com cônsules do México

Diálogo destacou crescimento de iniciativas econômicas e culturais do país latino-americano no estado de São Paulo, como a difusão do ensino do espanhol
05/11/2025 16:40 | Cooperação | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Comissão recebe cônsules do México<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg355920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo - presidente do colegiado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg355921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudia Osorio - cônsul-geral do México em SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg355922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Alberto Gutiérrez - cônsul-geral adjunto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg355923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (5), a cônsul-geral do México em São Paulo, Claudia Velasco Osorio, e o cônsul-geral adjunto, José Alberto Limas Gutiérrez, para um diálogo sobre o fortalecimento da cooperação entre o país e o estado. Os representantes destacaram o objetivo de consolidar um intercâmbio produtivo e duradouro a fim de alcançar os melhores resultados nas relações bilaterais.

Segundo a cônsul-geral, em 2024 o Brasil se consolidou como o oitavo maior parceiro comercial do México e o mais importante da América Latina, principalmente nos setores automotivo, eletrônico, metalúrgico e agrícola. "O estado de São Paulo representa 40% do comércio bilateral e recebe 60% dos investimentos mexicanos, especialmente dos setores agroalimentar, automobilístico, de comércio e telecomunicações. Além disso, grandes empresas mexicanas, como Vigor, Oxxo e Cinépolis têm sua sede em São Paulo", ressaltou Claudia Velasco.

O México é o quarto maior exportador de cargas pelo porto de Santos, o maior do Brasil, sendo ferro, aço, automóveis, frango e soja os principais produtos importados. Claudia Velasco destacou os acordos para reduzir as tarifas de importação de mais produtos mantidos por ambas as nações. Diante desse cenário, o presidente do colegiado, deputado Paulo Fiorilo (PT), sugeriu uma agenda de reuniões entre a Comissão de Relações Internacionais e as câmaras de comércio mexicanas. "Uma troca de experiências e informações políticas pode ajudar o Legislativo Paulista a ter ideias de projetos de leis", reforçou Fiorilo.

Durante a reunião, o embaixador e chefe do Escritório de Representação no Estado de São Paulo (Eresp), Nelson Antônio Tabajara de Oliveira, também destacou a identidade cultural mexicana, os acordos na área da Educação e as políticas externas em defesa de uma maior integração da comunidade latino-americana. "Brasil e México são as duas maiores economias da América Latina e se somássemos os Produtos Internos Brutos (PIB) dos dois países teríamos a quarta maior economia do mundo", frisou Oliveira.

Comunidade Mexicana

A cônsul-geral ainda comentou que o consulado tem promovido a literatura mexicana, as línguas indígenas e o espanhol por meio da capacitação gratuita para professores do idioma. A comunidade mexicana em São Paulo reúne famílias, profissionais e empresários que desenvolvem iniciativas em tecnologia, cultura e gastronomia. "Cerca de 30% dos mexicanos que moram no Brasil estão na cidade de São Paulo", pontuou Claudia Velasco.

Destaque também para o Festival do Dia dos Mortos de São Paulo, o maior evento cultural mexicano promovido pelo consulado estrangeiro no estado.

Presenças

A reunião do colegiado também contou com a presença dos deputados Marcelo Aguiar (Podemos), Donato (PT), Mauro Bragato (PSDB) e Bruno Zambelli (PL) e a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Angela Vidal Gandra Martins.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da comissão

alesp