Projeto de Lei que cria coleta domiciliar de sangue é aprovado em Comissão da Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/11/2025 15:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg355925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para facilitar o acesso da população paulista à doação de sangue e manter os estoques sempre abastecidos nos hospitais públicos e privados, a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou nesta terça-feira, 4 de novembro, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Dirceu Dalben que institui o programa "Doe Vida", voltado à criação da coleta domiciliar de sangue.

O projeto de lei (nº 559/2023) permite que o procedimento seja realizado com segurança nas residências dos doadores, por meio da Fundação Pró-Sangue ou de entidades conveniadas. A proposta garante os mesmos padrões de qualidade e segurança das coletas realizadas em hospitais, preservando todos os direitos dos doadores.

Dalben destacou que a iniciativa busca ampliar o número de doadores em todo o Estado. "Muitas pessoas querem doar, mas não conseguem se deslocar até os centros de coleta. O programa ?Doe Vida? vai aproximar o serviço dessas pessoas e salvar ainda mais vidas", afirmou o parlamentar.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado também poderá firmar parcerias com hospitais e laboratórios para execução das coletas, além de promover campanhas de divulgação para incentivar a participação da população.

A proposta segue agora para análise das demais comissões da Casa antes de ser encaminhada ao Plenário para votação final.

alesp