Deputado é designado relator do Orçamento Estadual para o exercício de 2026

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/11/2025 16:11 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Alex Madureira

Compartilhar:

Deputado Alex Madureira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg355926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Alex Madureira (PL) foi designado, nesta segunda-feira (4), pela presidência da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como relator do Orçamento Estadual para o exercício de 2026 (Projeto de Lei nº 1036/25).

É a terceira vez consecutiva que o parlamentar piracicabano é indicado para esta missão sob a gestão do governador Tarcísio de Freitas, reafirmando a confiança e o reconhecimento de seu trabalho técnico e comprometido com a boa aplicação dos recursos públicos.

Como relator, Alex Madureira será responsável por analisar e apresentar o parecer sobre a proposta que define a aplicação dos recursos do governo paulista em 2026, contemplando áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública, habitação, assistência social e desenvolvimento regional.

Com longa trajetória na área orçamentária, o deputado já foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) em diferentes exercícios. Em 2019, durante seu primeiro mandato, relatou a LDO e a LOA de 2020. Também foi relator da Redação Final do Orçamento Paulista de 2023 e do Orçamento de 2025.

A relatoria do Orçamento é uma das funções de maior responsabilidade dentro da Assembleia Legislativa, pois cabe ao relator analisar, consolidar e apresentar o parecer final sobre a proposta enviada pelo Executivo, definindo, junto à Comissão, as prioridades de investimento e o equilíbrio entre receitas e despesas do Estado.

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 prevê receitas de R$ 382 bilhões, com R$ 30 bilhões destinados a investimentos, reforçando o compromisso do Governo do Estado com obras estruturantes e ampliação de serviços públicos de qualidade.

Com mais essa designação, Alex Madureira consolida sua atuação como uma das principais vozes técnicas e políticas da CFOP, contribuindo diretamente para a construção de um orçamento mais eficiente, transparente e voltado às demandas da população paulista.

alesp