Alesp aprova urgência para votação de PL que proíbe alteração de limite de crédito sem autorização
06/11/2025 17:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor
Proposta do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor prevê comunicação mínima de 30 dias para evitar endividamento e proteger orçamento das famílias
O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (5), regime de urgência para 26 projetos de lei(PL) de autoria parlamentar, entre eles o PL 680/2025, de autoria do deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos).
Com a aprovação da urgência, a proposta terá tramitação prioritária e deverá ser votada ainda este ano, garantindo celeridade a uma medida considerada essencial para a proteção financeira dos consumidores paulistas.
O PL 680/2025 busca coibir práticas abusivas de instituições financeiras em relação a cartões de crédito e cheque especial. O texto estabelece que qualquer alteração no limite de crédito, seja aumento ou redução, só poderá ocorrer com a anuência expressa do titular da conta e mediante aviso prévio mínimo de 30 dias.
"O projeto de lei vai proteger os consumidores paulistas contra a alteração abrupta dos limites de crédito bancário, prática corriqueira das instituições financeiras que tem causado sérios prejuízos à organização financeira das famílias e dos pequenos empreendedores", destaca o autor da proposta, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.
A medida visa garantir transparência e previsibilidade ao consumidor, dando tempo hábil para reorganizar o orçamento, buscar alternativas de crédito ou renegociar dívidas, evitando o superendividamento.
"A antecipação mínima para a comunicação da alteração do limite permite ao consumidor reorganizar seu orçamento, buscar alternativas de crédito ou renegociar suas dívidas, evitando o superendividamento da população", reforça o parlamentar.
A iniciativa tem respaldo no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e na Constituição Federal, que prevê a defesa do consumidor como princípio da ordem econômica. O descumprimento sujeitará as instituições financeiras às penalidades previstas no CDC, com fiscalização do Procon-SP.
Com o regime de urgência aprovado, o PL 680/2025 segue agora para votação em plenário, após análise técnica das comissões da Casa.
Sobre o autor da proposta
Jorge Wilson Xerife do Consumidor, é deputado estadual pelo Republicanos e está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Reconhecido nacionalmente pela defesa dos direitos do consumidor, ganhou notoriedade com o quadro televisivo "Xerife do Consumidor", onde atua ajudando cidadãos a resolver problemas de consumo e serviços.
Na Alesp, o deputado tem se destacado por iniciativas que promovem transparência, responsabilidade e equilíbrio nas relações de consumo, além de ações em áreas como segurança pública, saúde e defesa dos direitos do contribuinte e dos animais.
Outros projetos de destaque do parlamentar:
Projeto de lei 681/2025, - Torna obrigatório que anúncios de hospedagem em plataformas digitais informem o preço real do serviço logo no primeiro clique ao consumidor.
Projeto de lei 679/2025 - Garante transparência sobre o uso de ar-condicionado em veículos de aplicativo e veda cobranças adicionais não previstas em contrato.
Projeto de lei 1068/2025 - Estabelece um regime rigoroso de sanções para adulteração de bebidas e cria um sistema inédito de controle tecnológico para o setor de bebidas alcoólicas no Estado.
Projeto de lei 1316/2023 - Estabelece regras claras para promoções no estilo "Black Friday", coibindo práticas enganosas e protegendo o consumidor.
Com uma atuação marcada pela fiscalização, transparência e defesa firme dos direitos do cidadão, o deputado segue ampliando medidas para garantir mais justiça e clareza nas contratações e compras em todo o Estado de São Paulo.
Notícias relacionadas
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Pioneiro, estado de São Paulo avança na proibição de teste em animais
- Salesópolis reforça prevenção ao abuso infantil e ao fortalecimento das entidades sociais
- Deputada leva programa 'Caminhos da Capacitação' para Franca e mais 10 cidades
- HC/Famema inaugura refeitório conquistado por deputada estadual e deputado federal
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações