Buscando inclusão e respeito, audiência na Alesp debate LGBTfobia nos estádios de futebol
07/11/2025 16:45 | Mudança | Gustavo Oreb - Fotos: Gabriel Eid
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite da última quinta-feira (6), uma audiência pública com o intuito de debater a LGBTfobia nos estádios de futebol. Coordenado pelo deputado Guilherme Cortez (Psol), o evento reuniu representantes de órgãos públicos vinculados ao esporte, que discutiram ideias e medidas para transformar os estádios e arenas em espaços mais receptivos e respeitosos para todos os tipos de público.
"Apesar do futebol ser um ambiente historicamente nocivo para a comunidade LGBT+, a paixão persiste e se demonstra nos grupos que constantemente promovem debates e organizam torcidas independentes. A partir desta audiência, vamos discutir novas políticas públicas de inclusão para todos os grupos possíveis no universo do futebol e dos outros esportes praticados no nosso estado", afirmou o parlamentar.
Em seguida, a diretora executiva de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF), Kin Saito, ressaltou a importância de olhar atentamente para a história do futebol brasileiro a fim de compreender as causas da discriminação contra minorias nos estádios e combatê-la.
"Na década de 1940, o futebol feminino foi proibido por supostamente ir contra a natureza. Esse tipo de argumento, nas entrelinhas, revela muito mais do que apenas uma questão de gênero. Essas intolerâncias não cabem, nunca couberam, e devem ser combatidas, dando lugar ao acolhimento. É dessa forma que a FPF enxerga o esporte em seus tratados atuais e vamos continuar ouvindo a comunidade LGBT+ com atenção para aprimorar ainda mais nossas ações", afirmou a diretora.
União
Já o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Paulo, Victor Grampa, apontou que a criação de novas políticas públicas voltadas ao combate à LGBTfobia nos estádios deve considerar a importância de tornar o espaço mais convidativo e menos nocivo. "As leis são moldadas pela sociedade, então elas reproduzem um conjunto de ideias, valores e até mesmo discriminações impostas historicamente. Olhar para a dimensão do espaço construído sem ser convidativo ao público LGBT é fundamental para mudar essa realidade", explicou.
"A base histórica do esporte não é a disputa, ela é uma consequência da união. Ele simboliza companheirismo, vivência e o potencial das pessoas, algo completamente oposto a uma guerra, como muitas vezes é tratado. O futebol tem o poder de unir a população em torno de um conjunto de valores positivos, que foram contaminados por preconceitos enraizados na sociedade", acrescentou Grampa.
Seguindo o mesmo pensamento, a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Raquel Lima, disse acreditar no esporte como a principal ferramenta de inclusão social existente. "Por esse motivo, não cabe preconceito. Todos merecemos ser respeitados e participar livremente de todo tipo de atividade", disse.
"É notória a dificuldade de incluir algumas pautas em eventos esportivos por ser um ambiente que reflete muitos comportamentos ruins da sociedade. Os crimes contra a comunidade LGBT+ precisam de cada vez mais protocolos de ação imediata para serem evitados e combatidos se necessário", pontuou ela.
Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:
Confira a galeria de fotos do evento
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações