Universitários debatem gestão de recursos da Saúde em visita à Alesp

Estudantes de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) questionaram terceirização dos serviços de saúde por meio das Organizações Sociais de Saúde e os trabalhos realizados pela Comissão de Saúde e pelas Comissões Parlamentares de Inquérito da Casa; debate foi promovido pelo deputado Emídio de Souza (PT)
10/11/2025 15:35 | Integração | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Universitários dialogam com deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Universitários dialogam com deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Emídio de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (10), um encontro entre estudantes do curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o deputado Emídio de Souza (PT) para um debate sobre gestão na área da Saúde.

Os universitários, que desenvolvem uma pesquisa sobre a aplicação dos recursos públicos na Saúde, aproveitaram a oportunidade para questionar sobre a execução dos contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e os mecanismos de controle realizado pela Comissão de Saúde e das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Casa.

Durante a reunião, o deputado Emídio de Souza enfatizou o diálogo entre o Parlamento e a comunidade acadêmica para fortalecer a formação cidadã e ampliar a compreensão sobre o papel fiscalizador da Assembleia. "É importante aproximar os jovens paulistas da Casa do Povo, porque assim eles podem conhecer melhor sobre como Legislativo Paulista controla e fiscaliza os recursos aplicados nos serviços públicos, se as finalidades estão sendo devidamente cumpridas e se existem eventuais problemas nas unidades de saúde", disse Emídio de Souza.

OSS são entidades sem fins lucrativos contratadas pelo Governo Estadual para administrar unidades públicas de saúde, como hospitais públicos, postos de saúde e prontos-socorros. Nesse sentido, Emídio destacou o Instituto do Coração (InCor) e Hospital das Clínicas como instituições públicas reconhecidas como referências.

O assessor parlamentar da Casa, Edmundo Oliveira, também participou do debate. Ao final do encontro, os estudantes agradeceram pela abertura ao diálogo e ressaltaram a relevância da experiência para o aprofundamento de suas pesquisas e para a compreensão prática do funcionamento do poder público no estado.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de fotos do evento

alesp