Projetando o futuro, reunião de jovens e líderes políticos é realizada na Alesp

Com o intuito de debater abertamente novos projetos de lei, encontro organizado pelo deputado Maurici (PT) abriu o Parlamento para diálogo com a juventude paulista
10/11/2025 16:22 | Renovação | Gustavo Oreb - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Participação popular de jovens na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro e diálogo com a juventude na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Dirceu conversa com os jovens presentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Maurici - proponente do encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (7), um evento com o propósito de dialogar com a juventude para desenvolver novas políticas públicas estaduais. De acordo com o proponente do encontro, deputado Maurici (PT), abrir esse espaço é imprescindível para mostrar a essas pessoas como funciona o mundo político.

"Em muitas medidas, a soberania de um povo é diretamente ligada ao investimento do país na sua juventude, por isso, não podemos abrir mão desse diálogo. É isso que garante evolução, troca de opiniões e pensamentos em constante desenvolvimento, que rapidamente se transformam em progresso e conquistas para a sociedade brasileira", afirmou o parlamentar.

Convidado a participar da ocasião, o ex-deputado da Alesp e ministro da Casa Civil entre 2003 e 2005, José Dirceu, destacou a importância de se reunir com pessoas mais novas para renovar os caminhos da política brasileira. "Aprovar medidas que atendam a juventude, tanto em âmbito federal quanto estadual, é absolutamente imprescindível para nossa evolução. Há um mal-estar muito grande entre a juventude a respeito de construção de carreira, perspectiva salarial, segurança e expectativa de vida. Isso tudo mobiliza os jovens a ter um novo espírito de protagonista na política brasileira, que já está tomando forma", reforçou ele.

Vertentes e caminhos

Formada em Relações Internacionais, Gabriela Bueno foi uma das jovens a debater propostas para o estado. "Comunicar aos mais jovens o que significa, de fato, soberania nacional e popular, para mim, é um objetivo que precisa ser alcançado", disse ela. "A juventude é diversa, cheia de convicções e identidades de cada indivíduo, por isso, acredito que entender de qual pauta você faz parte e no que você acredita é essencial. No entanto, sem guiar os jovens para descobrir qual caminho querem seguir, as coisas ficam mais difíceis", acrescentou.

Para o jovem advogado e ativista político Leonardo Grandini esse caminho tem sido o combate à desinformação. "Combate e prevenção a desinformação devem ser encarados como prioridade pelos partidos políticos, principalmente em períodos eleitorais. Para os mais jovens é fácil identificar conteúdos criados com inteligência artificial, mas, para pessoas de outras gerações, não é tão simples, e as mentiras criadas por cidadãos mal intencionados não podem passar batida pela lei", defendeu.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp