Deputado se reúne com MPT em busca de recurso para implantação de Laboratório de Pesquisa em Autismo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
10/11/2025 18:54 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dep. Dirceu Dalben (Cidadania)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356226.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Dirceu Dalben (Cidadania)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356227.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atuante na defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Dirceu Dalben reuniu-se com o MPT (Ministério Público do Trabalho) de Campinas nesta quinta-feira (6/11), em busca de recursos para a implantação de um Laboratório Avançado de Pesquisa em Autismo na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O novo laboratório terá como foco o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias modernas para pessoas com autismo, contribuindo para oferecer mais apoio e qualidade de vida às famílias, além de ampliar a produção científica brasileira nas áreas de neurociência e saúde mental.

Durante a reunião, representantes da Unicamp apresentaram os detalhes do projeto ao vice-procurador-chefe do MPT Campinas, Dr. Ronaldo Lira. A equipe destacou a estrutura necessária, as linhas de pesquisas previstas e os equipamentos fundamentais para o funcionamento do laboratório. A reunião foi articulada porque o MPT contribui com o FDD (Fundo Nacional de Direitos Difusos), destinando ao fundo valores provenientes de ações judiciais ou acordos trabalhistas. Esses recursos podem ser utilizados para projetos de interesse coletivo.

Para Dalben, a criação do centro de pesquisas representa um marco importante para o Estado de São Paulo e o país. "Sou avô de um garotinho autista e sei, na prática, o quanto as famílias precisam de mais apoio. Os tratamentos e terapias são custosos e o sistema público de saúde precisa avançar nesse sentido. Estamos unindo esforços para que esse laboratório se torne realidade e traga novas esperanças para milhares de pessoas em todo o Brasil", afirmou o deputado.

Representando a Unicamp, participaram do encontro a coordenadora do projeto, Dra. Katlin Massirer; a fonoaudióloga especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência, em TEA e Análise Aplicada do Comportamento da Unicamp, Dra. Luciana Reolon; a gerente de projetos do CQMED (Centro de Química Medicinal), Nathalia Zocal; e o assessor de projetos da DEAS (Diretoria da Área da Saúde), Carlos Roberto Carducci.

O vice-procurador-chefe do MPT Campinas demonstrou-se um grande entusiasta das áreas de pesquisa, inovação e saúde e colocou-se à disposição para apoiar a realização do projeto.

"Dr. Ronaldo foi bastante receptivo com este belíssimo projeto, que também já apresentamos ao vice-governador, Felício Ramuth, e ao secretário estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva. Agradeço ao procurador pela oportunidade, por compartilhar conosco sua experiência, seu conhecimento e informações importantes. Seguimos empenhados em articular parcerias para que esse laboratório se torne realidade e uma referência nacional e internacional na área de estudos sobre o autismo", reforçou Dalben.

alesp