Alesp recebe exposição que valoriza espiritualidade de matriz africana e arte negra paulista
11/11/2025 15:53 | Mês da Consciência Negra | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Costa
A cultura negra firma caminhos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (10), o mandato da deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) abriu a exposição "Pés que Firmam Caminhos", em homenagem ao Mês da Consciência Negra e à força coletiva contra o racismo.
"Nós sempre falamos da importância da Consciência Negra neste mês e falar disso significa rememorar as nossas histórias e trajetórias. Cada artista aqui traz a sua identidade muito bem firmada com a identidade negra", afirmou a codeputada do mandato, Ana Laura Oliveira.
A mostra celebra a espiritualidade e a ancestralidade que sustenta a essência dos povos de matrizes africanas. Reunindo 34 obras de 12 artistas visuais - entre fotógrafos, pintores, designers e criadores de diferentes linguagens - da Capital e Região Metropolitana de São Paulo, a exposição apresenta trabalhos que evocam o chão de onde o povo negro veio, os passos que os trouxeram até aqui e os caminhos que seguem firmando com arte, fé e luta.
Proposta
Artista e curadora da exposição, Anna Zeferino conta que escolheu obras de artistas de terreiro e que trazem as religiões de matriz africana em suas temáticas de trabalho e pesquisa. "A proposta aqui é trazer a energia do Orixá Exu, que é o senhor dos caminhos, assim como Ogum. Então, trazer artistas de lugares diferentes para cá faz uma analogia à Exu, fazendo essa junção de todos os pares, que também são diversos, e que constroem São Paulo", explicou.
Além disso, a curadora ressalta que a exposição busca desmistificar as religiões de matriz africana. A artista coloca em discussão a pluralidade de crenças a partir de informações que muitas vezes são colocadas em um lugar de medo e demonização ao invés de respeito.
"Acho que o estranhamento pode acontecer, mas eu espero que desperte a curiosidade da pessoa de começar a perceber essas narrativas enquanto beleza e potência. Que vejam como outra visão de mundo, que não concorre com o restante, mas que se soma e anda paralelamente", afirmou.
Primeiro passo
O designer Luciano Castro, natural de Belém do Pará, estreia no mundo artístico com três obras expostas. "Eu estou com o coração explodindo de alegria. Sendo um artista negro, nortista, que chegou aqui em São Paulo cheio de medo e ansiedade, e hoje ter meu nome reconhecido numa exposição pela primeira vez é muito simbólico".
Sua característica principal enquanto artista é a ilustração digital. "Me dá muita flexibilidade. Deixa os pensamentos fluírem com muita velocidade", disse ele Suas obras rememoram o dia a dia no terreiro Aruanda, como os galos, galinhas de Angola e cultos ritualísticos. "A Umbanda me alimenta e inspira. Acredito que essa exposição acontece a partir desse solo fértil que é o terreiro, a cultura de Axé. Onde eu consigo colocar as minhas raízes e dar frutos", afirmou.
Camila Lima, designer gráfica, veio prestigiar o trabalho do amigo e elogiou a exposição. "É muito importante a gente ter esse momento de exaltar a cultura negra e conhecer o trabalho incrível de outros artistas", comentou.
Também participam da exposição os artistas: Anna Zeferino, Azul Marinha, Bruno Luz, Diogo Nogue, Igor Fernandes, Isabela Alves, João Cândido, Juliana Adè, Next, Regiz Francisco e ZVMUEL. Todos eles receberam um certificado na cerimônia de abertura.
Serviço:
Exposição: "Pés que Firmar Caminhos"
Data: De 10 a 19 de novembro de 2025
Local: Hall Monumental - ALESP
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações