Pesquisadores científicos são condecorados em ato solene na Alesp

As deputadas Leci Brandão (PCdoB), Mônica Seixas do Movimento Pretas (Psol) e Beth Sahão (PT) estiverem entre os homenageados pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC)
11/11/2025 18:18 | Honraria | Daiana Rodrigues - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Homenagem aos pesquisadores científicos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrega da medalha Alba Lavras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Co-deputada Rose Soares da Bancada Feminista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Mônica Seixas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helena Lutgens presidente da APqC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (11), uma homenagem a pesquisadores científicos paulistas com a entrega da medalha Alba Lavras, honraria concedida pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) aos que se destacaram na área. Promovida pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), a solenidade reconheceu a contribuição e dedicação destes profissionais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e economia na sociedade.

O evento também celebrou o Dia Estadual do Pesquisador Científico, comemorado no dia 18 de novembro, os 50 anos da criação da carreira e os 48 anos da fundação da APqC.

"Vocês são os responsáveis pelo desenvolvimento do nosso estado, sobretudo na agricultura, saúde e no meio ambiente. São Paulo é conhecido como a locomotiva do avanço socioeconômico por conta do desempenho histórico de vocês nos institutos de pesquisa", disse Giannazi.

Por sua vez, o deputado Paulo Fiorilo (PT) defendeu a importância de investir mais na qualidade da infraestrutura das instituições e em melhores salários para os pesquisadores científicos.

Os dois parlamentares ainda destacaram que é fundamental reconstruir institutos de pesquisa que foram extintos, como o Florestal, Geológico, o de Botânica e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

"Atualmente, vivemos uma época de retrocesso na ciência. Por isso, é importante que a APqC continue cumprindo um papel de denúncia e fiscalização para que esta Casa crie propostas de combate ao negacionismo", comentou a codeputada Rose Soares do mandato da deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol)

Durante o ato solene, a presidente da APqC, Helena Lutgens, comentou que ao longo dos últimos 50 anos os institutos de pesquisa garantiram o desenvolvimento de vacinas e diagnósticos, o aprimoramento da saúde pública de qualidade e o atendimento às demandas das endemias no Brasil e no estado. Os projetos sociais desenvolvidos pelos pesquisadores também contribuíram para a evolução do agronegócio, da agricultura familiar e da segurança alimentar.

"Nossa luta é para que o pesquisador tenha autonomia para propor projetos na busca de soluções para criar políticas públicas que efetivamente atendam a sociedade", reforçou Helena Lutgens.

Condecorados

As deputadas Leci Brandão (PCdoB), Monica Seixas do Movimento Pretas, Beth Sahão (PT), o agrônomo Gerd Walter Muller, o biólogo Osny Tadeu de Aguiar e o especialista em aranhas Rogério Bertani foram os condecorados.

Para Leci, a política é um importante instrumento em prol do interesse do progresso do brasileiro.

"Quando me elegi como deputada, encontrei o apoio dos pesquisadores que estão sempre dispostos a ajudar a fazer melhor o próprio trabalho na política", agradeceu Mônica Seixas.

Já Beth Sahão frisou que, sem a ciência, o país e o estado não evoluem. Ela reforçou a relevância do diálogo entre parlamentares e governantes com pesquisadores.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:



Confira a galeria de imagens

alesp