Audiência Pública na Alesp quer impedir fim de aeroclubes em SP e prejuízo na formação de pilotos
12/11/2025 17:52 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Tenente Coimbra
Liderado pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), encontro vai reunir representantes do setor Aeronáutico em busca de alternativas em meio à insegurança jurídica e pressão econômica de concessionárias; evento ocorre nesta quinta-feira (13/11), das 14h às 16h, no auditório "Franco Montoro"
O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) coordena, nesta quinta-feira (13/11), das 14h às 16h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma audiência pública para debater o futuro dos aeroclubes em território bandeirante. O encontro, abrigado no Auditório "Franco Montoro", vai reunir representantes de aeroclubes, entidades ligadas à Aviação Civil e lideranças políticas. A ideia é discutir, na oportunidade, alternativas em meio à insegurança jurídica e à pressão econômica de concessionárias do ramo.
Segundo Coimbra, serão debatidos, amanhã, os desafios que afetam, não de hoje, instituições que formam pilotos e demais mãos-de-obra especializadas para a atuação no setor Aeronáutico, como comissários de bordo, instrutores, técnicos e operadores do serviço de solo. O objetivo da audiência pública, sobretudo, é impedir que uma crise se instale, levando os aeroclubes ao fim, devido a mudanças regulatórias e à falta de incentivos por parte do poder público.
Conforme explica o parlamentar do PL, nos últimos anos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem instituído um sem-número de modificações e gerado insegurança jurídica, o que inviabiliza a atuação dos aeroclubes.
Além disso, a concessão de aeroportos à iniciativa privada tem feito concessionárias a assumirem o controle de aeródromos onde os aeroclubes operam, resultando em disputas judiciais e até ordens de despejo. Tal medida tem impactado a continuidade do trabalho de unidades de várias regiões do estado, como as de Batatais-SP, de Guaratinguetá-SP e de Ourinhos-SP e, também, o Aeroclube do Brasil, que fica no Rio de Janeiro.
De acordo com Coimbra, a principal crítica face às mudanças impostas pela Anac recai na entrega de áreas às concessionárias de aeroportos, que não têm interesse em manter os aeroclubes - instituições quase centenárias no País, sem fins lucrativos e que, além de formarem mão-de-obra especializada, são geradoras de empregos:
"Na audiência pública, na Alesp, nesta quinta-feira, queremos discutir todas as questões que colocam o setor Aeronáutico em risco, ao passo em que já estamos estudando a elaboração de uma lei estadual, que possa servir de base para outros estados, mantendo, assim, asseguradas as atividades dos aeroclubes em todo o Brasil", adianta o liberal.
Os aeroclubes se multiplicaram pelo País na década de 1940, por incentivo de Assis Chateaubriand e do então ministro da Aeronáutica, Salgado Filho. Hoje, o setor, segundo a Anac, está presente em 33% dos 258 centros brasileiros de instrução de Aviação Civil.
A audiência pública convocada por Coimbra acontece, das 14h às 16h, no auditório "Franco Montoro". Para o deputado estadual, será uma oportunidade inédita de diálogo entre os Poderes Legislativo e Executivo e entidades afins com o tema:
"Também vamos debater regimes de proteção, alternativas de financiamento e de convênios específicos, a fim de garantir a continuidade e a modernização dos aeroclubes. Impedir o fim dessas unidades é, também, discutir o Turismo Aéreo, a Economia e o Patrimônio Cultural Aeronáutico brasileiro", conclui.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações