Pastoral do Menor de Franca e padre fundador são homenageados pela Alesp

Sessão Solene reconheceu a importância dos serviços sociais da Pastoral para a cidade de Franca e região
17/11/2025 17:05 | Igreja Católica | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Padre Ovídio fundou a Pastoral em 1983<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pastoral atende 3500 pessoas por dia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba: importância da Igreja Católica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Antônio: colocar no centro quem mais precisa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Crianças atendidas pela Pastoral marcaram presença<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, em Sessão Solene realizada na última sexta-feira (14), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Padre Ovídio José, fundador da Pastoral do Menor de Franca e vice coordenador da Pastoral do Menor do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A homenagem é a mais alta honraria concedida pela Alesp à cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural ou econômico do Estado.

Padre Ovídio agradeceu o reconhecimento e afirmou que suas ações só foram possíveis com a ajuda de seus parceiros. "Foi um trabalho feito por várias mãos que fazem essa história de 42 anos em Franca. Eu acreditei e pessoas do meu lado abraçaram a ideia em favor da vida de crianças, adolescentes e vulneráveis. Juntos nós pudemos construir uma história que marcou em todos os sentidos."

O proponente do evento, deputado Teonilio Barba (PT), destacou a importância da Igreja Católica na garantia dos direitos das pessoas mais vulneráveis. "A Igreja tem uma participação importante na história da formação religiosa, mas também política, econômica e social do nosso país", afirmou.

Instituição homenageada

A Pastoral do Menor de Franca foi fundada por Padre Ovídio em 1983. Hoje, atende mais de 3,5 mil pessoas diariamente em 19 espaços na cidade e região, com o apoio de quase 700 colaboradores diretos. Para Diego, um dos funcionários, "mais do que criar uma instituição, o padre plantou uma cultura de cuidado, valorização, dignidade e esperança".

O fundador explicou que a ideia de criar a Pastoral surgiu após perceber a escassez de atendimento aos menores vítimas de descaso e maus tratos na cidade. Com o avanço, a instituição se tornou essencial para Franca e atua em parceria com a prefeitura em dezenas de projetos voltados para educação, cursos de preparação para o mercado de trabalho, inclusão e acolhimento de pessoas em situação de rua e risco social.

"Em tempos de tantos desafios socias, esta Pastoral se destaca por colocar no centro aqueles que mais precisam: nossas crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles mais vulneráveis", destacou Padre Antônio de Pádua, vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Franca.

Assista à Sessão Solene na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de fotos

alesp