Dia dos Veteranos das Forças Armadas é celebrado na Alesp

Iniciativa do deputado Capitão Telhada (PP), cerimônia recebeu e condecorou comandantes militares e de diversos setores da segurança pública estadual
17/11/2025 16:27 | Segurança Pública | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

6ª homenagem aos veteranos das forças armadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Capitão Telhada - proponente do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 6ª homenagem aos veteranos das forças armadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (14), uma cerimônia de comemoração ao Dia dos Veteranos das Forças Armadas Brasileiras e Auxiliares. Estabelecida pela Lei nº 17.095/2019, a data foi celebrada pela 6ª vez no Parlamento Paulista desde que entrou em vigor.

"Aqui estão homens e mulheres honrados, de muita história, que devem ser celebrados sempre. Pessoalmente, é um orgulho muito grande receber e exaltar essas pessoas, que nos defendem e se esforçam todos os dias para garantir a segurança da população paulista", afirmou o proponente da ocasião, deputado Capitão Telhada (PP).

O presidente da Sociedade Veteranos de 1932 MMDC, Carlos Romagnolli, reforçou esse sentimento em seu discurso. "Os veteranos preservam a história do Brasil como um todo. A sociedade que presido vive para isso, e vamos continuar de portas abertas para apoiar nossos companheiros e reforçar a importância simbólica que tem uma data como essa. Nosso sentimento é de gratidão, de transcender o orgulho de ser militar", disse.

Legado

Já o presidente da Associação dos Veteranos do Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, José Carlos Gerotto Alves, apontou para a passagem do legado para os mais novos como o grande motivo de comemoração da data. "Há seis anos, era um sonho ter esse reconhecimento. Chegamos a comemorar até mesmo durante a pandemia de covid-19, em viaturas. O trabalho que os veteranos ainda fazem deve ser valorizado, todos os jovens podem contar com os que já serviram a pátria algum dia", pontuou.

Para o vice-presidente da Associação de Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro do Estado de São Paulo, Edinaldo Rui da Silva, o reconhecimento das gerações mais novas é, também, o grande fruto da data celebrada. "Aqui eu encontro muitos dos meus ex-comandantes, desde a época de recruta. Estamos rodeados por grandes homens e mulheres, e para nós, essa data é muito importante. A lei nos reconheceu para a sociedade como veteranos, e é importante deixar esse legado para quem ainda está na ativa ou para aqueles que querem entrar nas forças armadas", concluiu.

Comandantes militares das Forças Armadas e de Segurança Pública do estado de São Paulo foram condecorados durante a cerimônia.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp