Comissão de Relações Internacionais da Alesp recebe cônsul-geral de Angola

Stela Santiago foi recepcionada pelos parlamentares da Casa para dialogar sobre parcerias entre o estado de São Paulo e o país africano, aliado histórico do Brasil
19/11/2025 12:17 | Parceria intercontinental | Gustavo Oreb - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Comissão de Relações Internacionais recebe cônsul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Stela Santiago - cônsul-geral de Angola em SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Paulo Fiorilo (PT) - presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angela Gandra - relações internacionais da Capital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recepcionaram, nesta quarta-feira (19), a cônsul-geral da República de Angola, Stela Santiago, com o objetivo de discutir sobre parcerias comerciais e culturais passadas, atuais e futuras entre as nações.

"Nós estamos celebrando 50 anos de independência do nosso país agora. O Brasil foi o primeiro a reconhecer nossa nação, e hoje nos encontramos no multipartidarismo, com muito mais possibilidades, escolhas e liberdade. Essa conquista é fruto também da solidariedade do povo brasileiro, que sempre se posicionou do lado certo da história", ressaltou Stela na abertura da reunião.

Segundo ela, esses laços se expandiram ainda mais diante da imigração de cidadãos angolanos para o estado de São Paulo. Hoje, já são cerca de 8 mil pessoas, segundo o consulado. "Elas têm sido muito bem atendidas pelos órgãos municipais, estaduais e federais que aqui estão. As trocas comerciais entre Angola e Brasil passam de 1 milhão de dólares por ano, mas desejamos que essa relação cresça ainda mais, e nossa presença aqui reforça isso", acrescentou a diplomata.

Seguindo a mesma linha, o vice-cônsul de Angola, Antônio Pinheiro, salientou que as relações são extremamente positivas, mas que têm potencial de serem ainda mais benéficas para a economia de ambos os países. "Temos um relativo aumento de cidadãos em território brasileiro, e isso se deve muito aos voos angolanos que conectam os continentes. Hoje, essa é a maior porta de entrada da América do Sul para a África", explicou ele.

"O Brasil esteve presente fortemente em obras hidrelétricas de Angola desde o início do século, sempre nos ajudaram muito e queremos contribuir da mesma forma que for possível, gerando mais ganhos econômicos para ambos os lados", pontuou Antônio Pinheiro.

Também presente na reunião do Colegiado, a secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Angela Gandra, indicou que a Capital sempre estará aberta a recepcionar e atender o povo angolano. "Devemos somente buscar o que nos une e não o que nos separa. São Paulo é a cidade de todos os povos, acima de todo tipo de ideologia. Sempre temos a intenção de integrar e acolher todas as pessoas que nos procuram. A população angolana aumenta sua comunidade e isso para nós é motivo de orgulho e de vontade de ajudar com atendimentos bem pensados a cada necessidade que aparecer", afirmou.

Assista à reunião, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp