Tecnologias aplicadas à saúde contribuem para melhoria da rede pública nos municípios paulistas
24/11/2025 15:12 | Inovação digital | Daiana Rodrigues - Foto: Gabriel Eid
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (24), o seminário "O Papel da Indústria de Tecnologia para Saúde na Transformação Digital dos Municípios Paulistas" em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Tecnologia para Saúde (Abimed). Promovido pelo coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho, deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), o evento reuniu especialistas e autoridades que debateram a interoperabilidade, que é a capacidade de integrar dados de diferentes sistemas de informações.
A integração entre os sistemas colabora para superar a fragmentação de informações entre as regiões trazendo diversos benefícios para os governos e a sociedade. Um deles é a ampliação da eficiência no atendimento por meio de um histórico clínico integrado do paciente que pode ser usado para consulta em qualquer unidade. Isso também contribui para otimizar o uso dos recursos públicos, promover a inclusão digital dos municípios reduzindo desigualdades regionais e facilitar a tomada de decisão, porque permite o planejamento de políticas públicas.
Para Marcolino, é preciso adaptar o SUS aos novos tempos e a inteligência artificial (IA) pode transformar o modo como cuidamos das pessoas por meio de um atendimento mais digno, justo e eficiente. "Proponho que a tecnologia usada no SUS esteja a serviço do bem-estar da população por meio de políticas públicas inovadoras, digitalização dos serviços de saúde, capacitação de profissionais da área e fomento de parcerias com universidades e startups de tecnologia média", disse.
Transformações digitais
A inteligência artificial (IA), telesaúde, telemonitoramento e outras tecnologias são grandes aliadas da gestão pública para superar longas filas no SUS, falta de recursos, sobrecarga de profissionais e dificuldade de acesso de saúde em regiões mais afastadas.
A análise de dados também ajuda a prever epidemias, realizar diagnósticos precoces, reduzir erros médicos e promover um planejamento estratégico a fim de gerenciar melhor a quantidade de leitos e a distribuição de medicamentos, alocar profissionais onde tenha maior demanda e fazer campanhas de prevenção mais direcionadas.
"A vida acontece nos municípios. Então, é lá onde mais precisa realizar um planejamento estratégico, melhorar a infraestrutura e fortalecer o ecossistema de saúde digital por meio de parcerias entre os setores público e privado apliquem inovação e pesquisa", disse Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
A representante do governo federal destacou diversos impactos trazidos pela transformação digital e a transparência do uso ético e transparente da tecnologia para o bem de todos. Um dos benefícios citados foi o aplicativo "Meu SUS Digital", plataforma de teleatendimento que facilita o atendimento ao cidadão não só na rede pública.
Ana Estela também citou que uma das ações de transformação digital mais recentes foi a criação do Hospital Inteligente na USP junto ao complexo do Hospital das Clínicas. "A ideia é criar dez unidades de terapia intensiva (UTIs) atuando em rede de forma conectada e com sistemas integrados. Isso reduz a mortalidade e amplia o atendimento de urgência, determinante em casos de parada cardiorrespiratória", explicou.
Fernando Silveira, presidente da Abimed, reforçou a necessidade de investir na criação de programas focados no desenvolvimento de tecnologias de ponta. "Quando trazemos a perspectiva da necessidade de acelerar o ingresso de inovação na área de saúde nacional, é para que o país possa dar um salto tecnológico", complementou.
De acordo com Juan Carlos Dans Sanchez, coordenador-geral de administração da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), o Estado exerce um papel fundamental na integração dos serviços de saúde municipais e iniciativas digitais estão sendo implantadas para melhorar o atendimento.
Já Marcelo Zuffo, diretor do Inova USP, abordou a importância dos polos de pesquisa tecnológicos, como USP, Unesp e Unicamp que contribuem para o desenvolvimento da indústria digital no estado, como a criação de vacinas. "O Estado atua como facilitador por meio da criação e regulação de condições para a inovação centradas nas necessidades da população. Para isso, é importante estipular parcerias entre o governo e as empresas, renovas as metodologias e tecnologias aplicadas e medir os impactos gerados sem burocracia", esclareceu.
O evento ainda contou com a presença de Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico; Marcelo Caldeira, representante da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e outros participantes.
Assista ao evento, na integra, em transmissão da Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações