Audiência pública na Alesp defende permanência da Associação Mata Ciliar em Jundiaí
24/11/2025 17:38 | Meio Ambiente | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Costa
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na última quarta-feira (19), uma audiência pública em defesa da Mata Ciliar de Jundiaí, área de extrema importância ambiental, hídrica e ecológica para o município e região. Proposto pelo deputado Guilherme Cortez (Psol), o encontro reuniu representantes da sociedade civil, especialistas, parlamentares e organizações ambientais que denunciaram ameaças ao território por parte da empresa Voa-SP, concessionária do Aeroporto de Jundiaí que propôs uma ação de reintegração de posse para expandir suas atividades comerciais.
Guilherme Cortez destacou que o objetivo da audiência é discutir ações concretas para garantir a proteção da área. "A Mata Ciliar é fundamental para a preservação do espaço. O ideal seria estarmos discutindo como ampliá-la, valorizá-la e fortalecê-la, ao invés de lutarmos para manter o mínimo", afirmou.
O espaço em questão, antes degradado, foi reflorestado pela Associação Mata Ciliar em Jundiaí (AMC). Desde 1997, a associação é responsável pela área de 33 hectares, ao lado do aeroporto local. A Associação atua na reabilitação e abrigo de animais silvestres. Além de realizar pesquisas no Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais, muitos deles de espécies ameaçadas como a onça-pintada e o lobo-guará.
O presidente da Associação Mata Ciliar, Jorge Bellix, ressaltou que a defesa da área ultrapassa a pauta ambiental. "É uma causa que mexe com a nossa própria existência. Estamos aqui para que a Alesp se sensibilize e se mobilize institucionalmente para proteger o território", afirmou. O representante também destacou a importância da associação na preservação da biodiversidade, que desde a sua fundação já atendeu mais de 60 mil animais.
Disputa de terras
A AMC começou a atuar no local após firmar convênio com órgãos estaduais. A presidente do Coletivo Japy e voluntária da AMC desde 2010, Juliana Oliveira, explicou que o decreto nº 43.284/1998 cedeu parte do terreno ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), mas que nunca houve uma definição clara da área descrita no decreto.
A controvérsia ganhou força em 2021 quando a empresa Voa-SP retirou as cercas e entrou na área com maquinário pesado, causando perturbação aos animais e às pessoas que trabalhavam no local. "Foram cerca de 300 pessoas acampadas por uma semana. Depois, recebemos uma notificação extrajudicial que pedia, em 48 horas, a desocupação de 3 mil hectares e retirada de mais de 100 animais. Em seguida, entraram com um processo judicial de reintegração de posse de algo que nunca foi deles", relatou.
Juliana explicou ainda que a empresa alega ter direito a 10% da área, o que dividiria a mata ao meio e comprometeria todo o trabalho ambiental realizado pela AMC. "Já elaboramos um parecer técnico anexado ao processo demonstrando a importância hidrológica e de biodiversidade da área, mas ainda estamos vulneráveis. Precisamos de uma ferramenta jurídica mais forte", disse.
Corredor ecológico
O vereador de Jundiaí, Henrique Parra, reforçou que a área representa hoje o último corredor ecológico que conecta a Serra do Japi ao Rio Jundiaí. "Todo o restante já virou condomínio, galpão ou indústria. Essa região é a última ligação remanescente", alertou.
Segundo ele, a floresta, plantada e cuidada pela AMC, regenerou um córrego que voltou a ter água limpa e abundante, fundamental para o futuro da cidade. "Essa água poderá abastecer quase 30 mil moradores da região do Eloy Chaves. É um recurso vital para o planejamento hídrico de Jundiaí", destacou.
Mobilização popular
A notificação de 2021 gerou forte mobilização popular em Jundiaí, reunindo voluntários e moradores. Segundo Juliana, "o que impede hoje a Voa-SP de agir dessa forma é a população". O vereador da cidade complementou que a mata ciliar presta um serviço ambiental insubstituível e que "não é mais uma luta de poucos, mas de toda a cidade de Jundiaí".
Assista à Audiência Pública na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúne para ouvir representante da Latam Airlines e apreciar itens de pauta
- Comissão da Assembleia aprova convite a secretário e representantes de instituições do Estado
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debate propostas com novo presidente
- Impactos ambientais serão tema de audiências públicas
- Comissão de Meio Ambiente vai investigar licenciamento ambiental em Ilhabela
- Comissão de Meio Ambiente aprova audiência pública sobre falhas no abastecimento de água
- Comissão debaterá estratégias para reduzir escassez de água
- Pulverização de lavouras é tema de comissão
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações