Lúcio Gregori, pai da Tarifa Zero, é homenageado na Alesp

Gregori recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo pelo seu trabalho para que o transporte público seja visto como direito, e não como mercadoria
25/11/2025 17:02 | Transporte público | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Lúcio Gregori: pai da Tarifa Zero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lúcio Gregori recebe maior honraria da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurici: transporte é um direito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy também esteve presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (24), o ato solene de entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Lúcio Gregori, idealizador da Tarifa Zero no transporte público no estado. A homenagem foi iniciativa do deputado Maurici (PT), e também contou com a participação de Eduardo Suplicy, do mesmo partido.

O proponente defendeu que a Tarifa Zero é essencial para a democratização da cidade e abertura das portas da metrópole para quem vive na periferia. "O que Lúcio nos deixou não foi apenas um projeto, mas um método de pensar a cidade que parte do óbvio, mas que raramente é adotado: de que o transporte é um direito, não uma mercadoria", completou.

Vicente Trevas, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, também reforçou que "a ideia de que estamos no horizonte onde tudo não poderá ser mercadoria, mas bem públicos, é uma agenda para nossos dias e nossas lutas. Por isso a iniciativa do Lúcio faz parte deste grande movimento".

O evento também foi marcado pelo pré-lançamento do livro "Mobilidade e Qualidade de Vida nas Metrópoles", de autoria do deputado Maurici. A obra aborda temas como tarifa zero, integração de modais e autoridade metropolitana.

Homenageado

Lúcio Gregori é engenheiro pela Escola Politécnica de São Paulo, onde também foi professor. Assumiu os cargos de diretor da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb-SP) e diretor técnico da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), quando fez as primeiras leis de desapropriação de terras e participou da criação de legislações para a proteção dos mananciais da região metropolitana de São Paulo.

Na década de 1990, Gregori foi secretário municipal de transportes na cidade de São Paulo durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Foi nesta época que ele apresentou o primeiro plano de gratuidade nas passagens de ônibus. Desde então, o "pai da tarifa zero", como é conhecido, continua apoiando a causa e lutando pela sua implementação em São Paulo e no resto do país.

Tarifa Zero na prática

A primeira proposta do idealizador do projeto foi baseada na construção de um fundo que reuniria recursos públicos por meio de um aumento progressivo do IPTU para custear o sistema de transporte público.

"A tarifa zero é factível de uma maneira bem menos complicada do que fazem crer. Pequenos ajustes no IPTU já criam condições para fazer um fundo de financiamento nos munícipios", explicou Gregori.

Atualmente, 41 munícipios do estado aderem à Tarifa Zero todos os dias. Desde 2023, a capital paulista oferece a gratuidade dos ônibus aos domingos, com o projeto "Domingão Tarifa Zero".

Assista ao Ato Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp