Procuradoria Especial das Mulheres da Alesp ganha sala de acolhimento no Palácio 9 de Julho
25/11/2025 18:52 | Escuta | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Costa
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo inaugurou, em cerimônia realizada nesta terça-feira (25), a sala de acolhimento da Procuradoria Especial das Mulheres. O novo espaço no Palácio 9 de Julho servirá como canal de escuta e orientação para a população feminina do estado.
Formada exclusivamente por deputadas estaduais, a Procuradoria atua na promoção da igualdade de gênero, no combate à violência e à discriminação contra a mulher, além de fiscalizar e propor políticas públicas voltadas às mulheres.
Com a materialização de um espaço próprio dentro do maior parlamento estadual do país, a Procuradoria irá atuar no recebimento e encaminhamento presencial de denúncias de violência ou discriminação. Além de promover pesquisas, seminários e ações sobre a participação feminina na política.
"Em um país onde ainda enfrentamos índices alarmantes de violência de gênero e sub-representação feminina, a existência de uma procuradoria especializada dentro do parlamento paulista e dos parlamentos municipais, é um avanço civilizatório", disse a deputada Ana Perugini (PT), procuradora da mulher da Casa.
Composição
A Procuradoria Especial das Mulheres da Alesp é composta pela procuradora especial, deputada Ana Perugini e pelas procuradoras adjuntas, as deputadas Dani Alonso (PL), Paula da Bancada Feminista (Psol) e Carla Morando (PSDB).
Inauguração
Para celebrar a inauguração da nova sala de acolhimento, a Alesp promoveu um ato com a presença de autoridades paulista que atuam na defesa das mulheres de todo o estado.
O 1º secretário da Alesp, deputado Maurici (PT) também participou da cerimônia e celebrou a criação do espaço de acolhimento às vítimas de violência. "Por inúmeras razões, muitas mulheres não denunciam as quais são submetidas, se o fizessem, esses números seriam exponencialmente maiores. Precisamos falar sobre isso, pois o silêncio, nesse caso, mata", afirmou.
Representando a Polícia Civil, a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) do estado, parabenizou a iniciativa da Casa. "A Polícia Civil tem reafirmado seu compromisso com as mulheres diariamente, com proteção às vítimas, rigor na investigação e responsabilização dos agressores. Saber que temos mais um lugar para acolher essas mulheres é uma alegria muito grande", disse.
Violência contra a mulher
Durante o evento de inauguração, mulheres representantes de diferentes órgãos públicos usaram o espaço para exaltar iniciativas de combate à violência de gênero.
"Quando a gente garante o direito das mulheres, a gente está garantindo o direito de toda a sociedade", disse a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado, Camila Marques. "A defesa da mulher é uma das pautas mais importantes para a Defensoria Pública, quase 80% dos usuários que chegam até nossa porta são mulheres", ressaltou a defensora pública Roberta Freire.
"Os dados de violência contra a mulher não se resumem apenas ao feminicídio. Os maiores aliados da violência contra a mulher são o medo e o silêncio. Ter canais de denúncia e espaços de acolhimento como este que hoje é inaugurado, é de suma importância", disse a procuradora Margareth Cardoso. De acordo como Ministério das Mulheres, a cada hora, 16 mulheres registram denúncias de violência no Brasil.
O Tribunal de Contas do Estado (TCESP), órgão auxiliar do Legislativo, foi representado no evento pela ouvidora das mulheres Ana Amélia Saad. "O Legislativo Paulista é um farol, assim como o Tribunal de Contas também deve ser. Prestigiamos inciativas e políticas públicas que se voltem ao empoderamento feminino e para que mulheres quebrem o ciclo de violência", disse Saad.
Cartilha de orientação
Uma das bandeiras da Procuradoria das Mulheres da Alesp é o incentivo para que câmaras municipais de todo estado sigam a iniciativa e implementem órgãos similares em suas cidades.
Na inauguração desta terça-feira, a Procuradoria lançou uma cartilha com orientações para a criação de procuradorias nas câmaras paulistas. O documento compila o passo a passo para a apresentação de um projeto legislativo e instruções para sua formulação. Vereadores e vereadoras de diferentes regiões do estado participaram do evento.
"Ainda não se compreende a importância de termos procuradorias da mulher dentro das câmaras municipais. É muito mais que um órgão interno, é um instrumento de transformação social", defendeu Ana Perugini.
Fale com a Procuradoria
E-mail: procuradoriadasmulheres@al.sp.gov.br
Telefone: (11) 3886-7030.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações