Expediente escolar e patrimônios históricos: Alesp aprova 11 projetos de Educação e Cultura
16/12/2025 22:55 | Plenário | Gustavo Oreb - Fotos: Rodrigo Romeo
As deputadas e os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, nesta terça-feira (16), 11 projetos de lei focados em aprimorar as áreas da Educação e da Cultura paulistas. Entre as propostas que tratam do ensino estadual, destacam-se aquelas que incidem sobre o calendário escolar e a programação pedagógica cotidiana.
Ao todo, os deputados e as deputadas da Casa aprovaram 53 projetos, com propostas para a Saúde, Pessoas com Deficiência, Defesa dos Animais, Segurança Pública, Empreendedorismo e Defesa do Consumidor.
O Projeto de lei 731/2024, por exemplo, autoriza oficialmente a dispensa do expediente de aulas em escolas em celebração ao Dia dos Professores (15 de outubro). De autoria do deputado Carlos Giannazi (Psol), a medida segue agora para sanção ou veto do Poder Executivo.
Já o Projeto de lei 1551/2023, elaborado pelos deputados Lucas Bove (PL), Tomé Abduch (Republicanos), Gil Diniz (PL), Major Mecca (PL) e Dirceu Dalben (Cidadania), propõe alterar a Lei 6.757/1990. A iniciativa torna obrigatória a execução vocal do Hino Nacional e o hasteamento da Bandeira Nacional em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo. O rito seria realizado uma vez por semana, preferencialmente às sextas-feiras, antes do início das atividades curriculares, de acordo com o texto do projeto.
Programas disciplinares
Com o propósito de facilitar o aprendizado dos estudantes por meios digitais de forma saudável, o Projeto de Lei nº 1193 /2019 também foi aprovado pela Alesp. De autoria do deputado Rafa Zimbaldi (União), a propositura visa instituir o Programa Cidadania Digital nas escolas.
Entre os objetivos citados pelo projeto estão a filtragem do uso da internet no ambiente escolar, a alfabetização digital e orientações aos professores para lidar com casos de cyberbullying entre os alunos.
Com um propósito semelhante, o PL 1073/2023, dos deputados Professora Bebel (PT) e Rafa Zimbaldi, também recebeu aprovação. Ele prevê a instituição do Programa Interdisciplinar de Mediação Escolar nas escolas da rede estadual de ensino.
O norte do programa é criar ambientes escolares desprovidos de violência, construindo ambientes propícios para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, "livre da violência e da convivência não harmoniosa", segundo o texto. Para isso, cada escola terá servidores responsáveis por coordenar as ações de mediação, sendo estes preferencialmente professores, capacitados pelo estado para exercer a função.
Cultura e Turismo
Buscando ampliar a proteção e a preservação da história e da tradição dos municípios de todo o estado, os parlamentares da Casa também aprovaram, no Plenário, projetos que estabelecem novos patrimônios culturais materiais e imateriais nas cidades paulistas.
São eles: o PL 1381/2023, de autoria dos deputados Oseias de Madureira e Marta Costa (ambos do PSD), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do estado a Escola Bíblica Dominical; o PL 867/2024, de autoria dos deputados Teonilio Barba (PT) e Fábio Faria de Sá (Podemos), que declara como bem integrante do patrimônio histórico e cultural imaterial do estado a Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva e Escola de Samba Lavapés Pirata Negro; e o PL 462/2025, de autoria do deputado Caio França (PSB), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do estado a música eletrônica.
Além disso, como forma de incentivar o turismo em mais regiões do estado, foram aprovados: o PL 923/2024, de autoria dos deputados Paulo Fiorilo (PT) e Edson Giriboni (União), que declara o Município de Ribeirão Grande a "Capital do Rojão" no estado; e o PL 793/2021, do deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), que reconhece a "Região Turística da Fé", do Vale do Paraíba, como de relevante interesse cultural do estado.
Outros elementos fortemente associados à cultura brasileira e paulista também foram lembrados nas iniciativas aprovadas pelos parlamentares. O PL 570/2020, do deputado Ricardo Madalena (PL), por exemplo, institui a "Semana Estadual do Rádio". Já o PL 419/2023, do deputado Rafael Saraiva (União), reconhece como de relevante interesse cultural do estado a expressão "Vira-Lata Caramelo".
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Fogos de artifício com estampido: campanha "SP sem fogos" é lançada para proteger animais
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Responsabilização de agressores e Bolsa Ração: projetos aprovados ampliam direitos dos animais
- Alesp aprova cessão de naming rights de áreas públicas, recarga de elétricos em prédios e mais; veja
- Alesp aprova lei que obriga escolas a terem 'manual de etiqueta' para uso da Internet
- Lei Ruy Ferraz Fontes e proteção a escolas: parlamentares aprovam projetos de Segurança Pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações