Frente Parlamentar em São Vicente debateu falta d'água e investimentos da Sabesp na Baixada
14/01/2026 19:24 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Solange Freitas
Na manhã desta quarta-feira (14/1), o plenário da Câmara Municipal de São Vicente sediou a reunião conjunta da Frente Parlamentar de Fiscalização da Sabesp e da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte. O encontro foi presidido pela deputada estadual Solange Freitas (União), que convocou o debate diante dos recorrentes episódios de falta d'água registrados desde o Natal em diversos municípios da região.
Participaram da reunião os deputados estaduais Tenente Coimbra (PL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte, e Caio França (PSB), além do deputado federal Delegado Da Cunha. Também estiveram presentes o prefeito de São Vicente e presidente do Condesb, Kayo Amado, o presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Cadu Barbosa, representantes da Sabesp, da Arsesp e do Governo do Estado.
Ao abrir os trabalhos, a deputada Solange Freitas relembrou sua experiência como jornalista. "Quando eu era repórter, todo fim de ano tinha três tipos de reportagens que eu sabia, infelizmente, que iria fazer: estradas lotadas, mortes por afogamento e falta d'água. Isso se repetiu por décadas", disse. Segundo ela, o cenário se agrava em períodos de muitos dias de sol, com aumento do fluxo de turistas e falhas no abastecimento, situação que voltou a se repetir neste verão.
Solange Freitas destacou que, embora a população da Baixada Santista já sabe que vai enfrentar falta d'água na temporada de verão, isso não significa conformismo. "Não vamos mais aceitar isso", enfatizou.
Reunião
Representando a Sabesp, o diretor de Relações Governamentais, João Paulo Tavares Papa, atribuiu parte das dificuldades ao aumento expressivo de turistas. Ele afirmou que situações como as registradas no fim de ano serão resolvidas com obras. "A gente não vai resolver de outra maneira", afirmou.
Papa detalhou um conjunto de obras em andamento, como a ampliação da interligação dos sistemas, a construção de novas adutoras e reservatórios e o aumento da capacidade de produção e reservação de água tratada. De acordo com ele, estão previstos 23 novos reservatórios na região, que devem ampliar a capacidade em cerca de 130 milhões de litros. "Esses reservatórios vão ampliar significativamente a segurança do abastecimento para os próximos verões, destacou. Só neste ano ficarão prontos 4 novos reservatórios".
A representante da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Roberta Buendia Sabbag, apresentou esclarecimentos sobre o contrato de concessão e o modelo de governança adotado após a desestatização da Sabesp. Segundo ela, trata-se de um modelo inovador, baseado na transparência e na atuação conjunta do Estado, dos municípios e da sociedade civil. "O foco é garantir a adequada prestação dos serviços e a universalização, com forte estímulo aos investimentos", afirmou.
Roberta também destacou a criação de conselhos e comitês técnicos com participação dos municípios, o uso de indicadores de desempenho para avaliar a concessionária e a ampliação da tarifa social. "Saímos de cerca de 14 mil beneficiários para mais de 90 mil pessoas atendidas, com potencial de expansão", pontuou, além de mencionar que o contrato prevê R$ 7,5 bilhões em investimentos para a Baixada Santista até 2029.
Já o superintendente de Fiscalização de Saneamento Básico da Arsesp, Luiz Antônio de Oliveira Júnior, ressaltou o papel da agência reguladora na fiscalização do contrato e na resposta às demandas da população. Ele lembrou que a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) passou por recente reformulação, ganhando mais autonomia e independência. "A fiscalização é crucial, especialmente diante dos desafios enfrentados pela população no final do ano", afirmou.
Luiz Antônio destacou ainda a importância do registro formal das queixas pelos usuários. "O protocolo é fundamental para garantir rastreabilidade e permitir que a agência monitore e cobre soluções", explicou.
Ao final do encontro, a deputada Solange Freitas reforçou o compromisso em continuar acompanhando a execução das obras, a atuação da concessionária e o cumprimento das metas contratuais, destacando que a prioridade é assegurar o direito da população ao acesso regular à água e ao saneamento básico.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações