Deputado questiona especulação sobre mudança do Batalhão da PM em Sumaré
15/01/2026 15:37 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben
O deputado estadual Dirceu Dalben manifestou preocupação ao governador do Estado de São Paulo diante das especulações sobre o andamento de estudos de viabilidade para a transferência do Batalhão da Polícia Militar atualmente instalado em Sumaré para o município de Hortolândia.
Para o parlamentar, qualquer iniciativa que implique a retirada do Batalhão de Sumaré é inaceitável e representa um sério risco à segurança pública do município, que possui aproximadamente 350 mil habitantes e uma configuração urbana que exige policiamento descentralizado e presença estratégica da PM.
"Sumaré é uma cidade extensa, dividida por rodovia, linha férrea e ribeirão, com regiões bem distintas entre si. A atuação do Batalhão da Polícia Militar é essencial para garantir o patrulhamento adequado, a prevenção de crimes e a segurança da população e do comércio local", destacou Dalben no ofício encaminhado ao governador.
O deputado ressalta que a Polícia Militar de Sumaré presta relevantes serviços à comunidade, conhecendo as particularidades do território e direcionando as ações de forma eficiente entre as regiões da cidade.
Batalhão de Hortolândia
Dirceu Dalben também pontua que reconhece a necessidade de reforço na segurança pública de Hortolândia, município em pleno crescimento. No entanto, defende que isso não pode ocorrer em prejuízo de Sumaré.
"A solução correta é a manutenção do Batalhão da Polícia Militar em Sumaré e a implantação de uma nova unidade em Hortolândia. Assim, fortalecemos a segurança dos dois municípios e de toda a Região Metropolitana de Campinas", afirmou.
O parlamentar solicita que o Governo do Estado reavalie qualquer estudo nesse sentido e assegure a permanência do Batalhão em Sumaré, ao mesmo tempo em que avance na ampliação da estrutura policial regional, garantindo mais proteção e tranquilidade à população.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Valorização salarial das polícias é pauta de Sessão Ordinária desta terça, 24
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações