Deputada luta por políticas públicas para mulheres
19/01/2026 13:56 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Dani Alonso
Deputada Dani Alonso junto com deputado federal Capitão Augusto articulam recursos, aprovam leis e fortalecem ações de combate à violência, promoção da saúde e autonomia feminina em São Paulo
A luta por políticas públicas voltadas às mulheres é uma prioridade para a Deputada Estadual Dani Alonso (PL) e para o Deputado Federal Capitão Augusto (PL) diante de tantos casos de violência contra elas e a enorme desigualdade em vários aspectos da vida em relação aos homens.
Em 2025, Dani Alonso foi reeleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com apoio de Capitão Augusto.
O colegiado composto majoritariamente por Deputadas Estaduais é responsável por se manifestar sobre projetos de lei envolvendo sua temática e também por fiscalizar programas governamentais relacionados a ela.
Dani Alonso também é vice-presidente estadual do PL Mulher, e representante ativa da legenda em âmbito nacional. O objetivo é fortalecer o movimento feminino, inspirar, motivar e oferecer formação continuada para a participação da mulher na política partidária.
MAIS RECURSOS
Com muito trabalho e articulação, Dani Alonso e Capitão Augusto conseguiram R$ 30 milhões para a Secretaria de Políticas para a Mulher em 2026. A verba extra obtida por eles vai impactar 120 iniciativas voltadas às mulheres.
São mais recursos para o programa Casa da Mulher Paulista; ações de incentivo à capacitação, empreendedorismo e acesso a linhas de crédito; além de enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo a proteção, o acolhimento e a autonomia.
SELO MULHER PAULISTA
Outra importante conquista foi a aprovação do "Selo Mulher Paulista", que tem como autora Dani Alonso e apoio de Capitão Augusto, e agora só depende de aprovação do Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O objetivo é reconhecer anualmente municípios que se destacarem na implementação e na efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar, à proteção, ao empreendedorismo e à promoção dos direitos das mulheres. Mais do que isso, o texto prevê às cidades contempladas acesso a mais recursos para tais fins.
SAÚDE FEMININA
Pensando na saúde das mulheres, apoiada pelo Deputado, Dani Alonso também aprovou a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa, de sua autoria.
A legislação, que já está em vigor, estabelece diretrizes para tratamento gratuito, suporte emocional e orientação especializada para mulheres no climatério e menopausa, além da criação do Centro de Referência Estadual para Saúde da Mulher no Climatério.
MULHER INTEIRA
Dani Alonso e Capitão Augusto também são idealizadores do projeto Mulher Inteira, evento que já reuniu milhares de mulheres para palestras e outras ações em diversas cidades, como Marília, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.
A iniciativa visa capacitar mulheres para se tornarem líderes influentes e promover mudanças significativas em áreas-chave da vida das participantes, incluindo aspectos emocionais, espirituais, de saúde física, familiares e profissionais.
PRÊMIO LEGADO FEMININO
Diante de sua atuação contundente nessa área, Dani Alonso foi contemplada com o título de "Personalidade que faz a Diferença no Legado Feminino". A homenagem foi feita na Premiação Marketing Strategy Women´s Legacy 2025.
A premiação, criada pela Fundação Brasileira de Marketing, busca consolidar um legado de transformação no mercado, incentivando práticas que inspirem uma cultura empresarial mais justa e diversa para impulsionar negócios e uma mudança real na sociedade.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações