'Moderno do início ao fim': Palácio 9 de Julho representa ideia de política transparente
25/01/2026 06:00 | Arquitetura | Gabriel Eid - Fotos: Rodrigo Costa, Larissa Navarro, Gabriel Eid e Acervo Alesp
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo teve quatro sedes em sua história e a atual, o Palácio 9 de Julho, foi a primeira construída especialmente para essa finalidade. Hoje, no mesmo 25 de janeiro do aniversário da cidade de São Paulo, sua inauguração completa 58 anos.
A proposta de construção de uma nova sede para a Casa Legislativa Paulista foi apresentada em 1960 pelo então presidente Abreu Sodré e aprovada pelos parlamentares do estado. O Brasil estava no fim do governo de Juscelino Kubitschek, a nova capital federal, Brasília, havia sido inaugurada naquele mesmo ano, e o regime democrático vivia um cenário de estabilidade.
Desde o ano de 1947, a Assembleia ocupava o Palácio das Indústrias, local improvisado e que não comportava adequadamente as necessidades parlamentares. Os registros da então deputada Conceição da Costa Neves explicam essas inadequações: "Dia a dia, mostrava-se cada vez mais evidente a inadequação do edifício às funções políticas e administrativas do Poder que ocupava. As constantes reformas e adaptações, impostas pela necessidade, se foram eternizando".
Segundo Allan da Fonseca, analista na Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico da Alesp, o contexto de maior estabilidade política e econômica, que atingia o cenário nacional, refletiu em São Paulo e influenciou na decisão de construir o novo patrimônio público. "Foi um acontecimento muito importante da história da cidade e do estado."

Em dezembro de 1960, o local da nova sede - ao lado do Parque do Ibirapuera - foi formalizado e, no ano seguinte, foi aberto um concurso público que mobilizou arquitetos de todo país. Ao todo, foram 46 projetos apresentados e o resultado foi transmitido pela TV Excelsior em 14 de junho daquele ano.
O projeto ganhador foi o de Adolpho Rubio Morales e Fábio Kok de Sá Moreira, que compartilhavam das mesmas inspirações modernistas de Oscar Niemayer. Após pouco mais de sete anos de obras, a inauguração se deu em 25 de janeiro de 1968, já durante a ditadura militar.
Modernismo
Restaurador e fotógrafo de arquitetura, Victor Massao explica que o projeto do Palácio 9 de Julho é o mesmo das primeiras correntes do modernismo surgidas no Rio de Janeiro no final dos anos 1930 e que se popularizaram durante grandes obras públicas, como as de Brasília. Entre os arquitetos marcantes estavam Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
"O que a gente chama de modernismo carioca, que é essa primeira escola grande do modernismo, é a ideia que está na cabeça de toda arquiteta e arquiteto ao retratar a imagem do Poder. Não é possível desvencilhar essa imagem."
Segundo Victor Massao, essa corrente se diferenciava do modernismo brutalista, próprio de alguns prédios icônicos do centro de São Paulo. Suas construções buscavam leveza, sinuosidade e pinturas claras para refletir o calor em oposição a estética mais densa e cinza do brutalismo. Do ponto de vista político, ela trazia a ideia de valorização do poder popular: "Psicologicamente é a lógica da transparência. Você, como população, olhar os trâmites do Poder."
Os brises que contornam todo o prédio do Palácio 9 de Julho, pequenas aberturas que protegem suas janelas do sol, também são uma representação desta ideia. "Tentar parecer que seja algo leve e permissível, algo que você consiga ir e voltar", indica Massao.

Outro ponto apresentado pelo especialista é o fato do prédio estar um pouco elevado em relação ao solo - que tem o objetivo de proteger de alagamentos -, mas também representa a ideia de que a democracia emerge do solo, de baixo. "Ele é moderno do início ao fim, não existe nada que você não enxergue moderno nele", pontua.
Localização estratégica
Allan da Fonseca, do Acervo Histórico da Alesp, indica que a localização da nova sede da Assembleia Legislativa é estratégica e traz significados relacionados ao imaginário político paulista. A localização em frente ao Parque do Ibirapuera, símbolo da cidade de São Paulo e do modernismo, próximo das Avenidas 23 de maio e 9 de julho, marcos da Revolução Constitucionalista, e das Avenidas Brasil e Pedro Álvares Cabral, referências à história brasileira, são exemplos destes significados.
"Nós temos aqui o parlamento colocado justamente em uma intersecção entre a história de São Paulo e do Brasil. O Parlamento representando a voz de São Paulo conduzindo esse desenvolvimento nacional. Então é muito simbólico aqui."
Acervo
A Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico da Alesp possui uma coletânea que inclui fotos da época da construção do Palácio, croquis originais apresentados pelos arquitetos concorrentes e documentos da Comissão de Obras - formada por deputados e por funcionários para coordenar o processo de concurso e construção.
Além disso, também guarda cópias de revistas históricas que foram recuperadas por ex-funcionários e doadas para a Divisão.

Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações