Deputado estadual de SP adere à caminhada em prol de ex-presidente

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
23/01/2026 17:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Deputado participa de caminhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2026/fg359531.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentar do PL-SP se juntou à iniciativa na manhã dessa quinta-feira (22/1), em Cristalina-GO, a 147 quilômetros do Distrito Federal; percurso deve ser finalizado às 12h, de domingo (25/1), na Praça do Cruzeiro

Organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em prol da soltura de Jair Bolsonaro (sem partido), preso desde novembro do ano passado, a "Caminhada pela Liberdade e Justiça" ganhou o reforço político do deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP). Aliado de primeira hora do ex-presidente da República, o parlamentar aderiu ao movimento na manhã dessa quinta-feira (22/1), no quarto dia de mobilização, se juntando, em Cristalina-GO, a mandatários, influencers e lideranças religiosas e da Direita provenientes de diferentes partes do Brasil.

Com o grupo, Coimbra já percorreu cerca de 60 quilômetros até o distrito de São Bartolomeu. Nesta sexta-feira (23/1), o tenente do Exército retomou o trajeto na BR-040, com destino à cidade de Luziânia-GO.

Nikolas partiu do município de Paracatu- MG, em direção ao Distrito Federal, na segunda-feira (18/1). A previsão é concluir o percurso de 200 quilômetros no domingo (25/1), com a realização de um ato na capital do País.

O deputado de Minas Gerais, Coimbra e centenas de apoiadores de Bolsonaro protestam contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo as condenações aos réus dos atos de 8 de janeiro; e os constantes escândalos que envolvem o governo federal, passando pelas investigações ainda em curso do Banco Master e dos repasses indevidos feitos em contas de pensionistas e de aposentados do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

Os manifestantes liderados por Nikolas prometem pressão ao Congresso Nacional, pela revisão da dosimetria das penas dos condenados por tentativa de golpe de estado; ao passo em que defendem à soltura imediata de Bolsonaro.

Desde que começou a cumprir pena de 27 anos e 3 meses, o ex-presidente da República passou por reclusão na Superintendência da Polícia Federal (PF) e, há poucos dias, mesmo com sua Defesa apresentando um sem-número de objeções, sobretudo relacionadas a sua saúde, para que a detenção em regime fechado não fosse mantida, foi apenas transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar (PM) no Distrito Federal, a Papudinha.

Em vídeo postado em suas redes sociais, Coimbra aparece caminhando ao lado de Nikolas, enquanto relata que o atual cenário político do País requer mobilização massiva dos brasileiros:

"Estamos lutando por liberdade. Nosso objetivo é sensibilizar o Brasil diante de inúmeras injustiças cometidas na Política, sobretudo quanto à prisão dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Este movimento é simbólico, não eleitoreiro. É necessário que os brasileiros acordem para os absurdos que acontecem em nossa nação. São vários os escândalos envolvendo autoridades, a exemplo das fraudes bilionárias no INSS e o caso do Banco Master", destacou o militar e parlamentar em segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Adesão

Além de Coimbra, caminham com Nikolas rumo à Brasília influenciadores, religiosos e políticos que atuam nos Poderes Legislativos estaduais e municipais de diferentes partes do Brasil.

Entre os deputados federais, estão Carlos Jordy (PL-RJ), Filipe Barros (PL-PR), Sargento Fahur (PSD-PR) e Luiz Lima (Novo-RJ).

O senador Magno Malta (PL-ES) participa igualmente da iniciativa, assim como Thiago Gagliasso (PL), deputado estadual pelo Rio de Janeiro, e o ex-vereador pelo Rio de Janeiro-RJ Carlos Bolsonaro.

alesp