Deputado estadual de SP adere à caminhada em prol de ex-presidente
23/01/2026 17:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra
Parlamentar do PL-SP se juntou à iniciativa na manhã dessa quinta-feira (22/1), em Cristalina-GO, a 147 quilômetros do Distrito Federal; percurso deve ser finalizado às 12h, de domingo (25/1), na Praça do Cruzeiro
Organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em prol da soltura de Jair Bolsonaro (sem partido), preso desde novembro do ano passado, a "Caminhada pela Liberdade e Justiça" ganhou o reforço político do deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP). Aliado de primeira hora do ex-presidente da República, o parlamentar aderiu ao movimento na manhã dessa quinta-feira (22/1), no quarto dia de mobilização, se juntando, em Cristalina-GO, a mandatários, influencers e lideranças religiosas e da Direita provenientes de diferentes partes do Brasil.
Com o grupo, Coimbra já percorreu cerca de 60 quilômetros até o distrito de São Bartolomeu. Nesta sexta-feira (23/1), o tenente do Exército retomou o trajeto na BR-040, com destino à cidade de Luziânia-GO.
Nikolas partiu do município de Paracatu- MG, em direção ao Distrito Federal, na segunda-feira (18/1). A previsão é concluir o percurso de 200 quilômetros no domingo (25/1), com a realização de um ato na capital do País.
O deputado de Minas Gerais, Coimbra e centenas de apoiadores de Bolsonaro protestam contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo as condenações aos réus dos atos de 8 de janeiro; e os constantes escândalos que envolvem o governo federal, passando pelas investigações ainda em curso do Banco Master e dos repasses indevidos feitos em contas de pensionistas e de aposentados do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).
Os manifestantes liderados por Nikolas prometem pressão ao Congresso Nacional, pela revisão da dosimetria das penas dos condenados por tentativa de golpe de estado; ao passo em que defendem à soltura imediata de Bolsonaro.
Desde que começou a cumprir pena de 27 anos e 3 meses, o ex-presidente da República passou por reclusão na Superintendência da Polícia Federal (PF) e, há poucos dias, mesmo com sua Defesa apresentando um sem-número de objeções, sobretudo relacionadas a sua saúde, para que a detenção em regime fechado não fosse mantida, foi apenas transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar (PM) no Distrito Federal, a Papudinha.
Em vídeo postado em suas redes sociais, Coimbra aparece caminhando ao lado de Nikolas, enquanto relata que o atual cenário político do País requer mobilização massiva dos brasileiros:
"Estamos lutando por liberdade. Nosso objetivo é sensibilizar o Brasil diante de inúmeras injustiças cometidas na Política, sobretudo quanto à prisão dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Este movimento é simbólico, não eleitoreiro. É necessário que os brasileiros acordem para os absurdos que acontecem em nossa nação. São vários os escândalos envolvendo autoridades, a exemplo das fraudes bilionárias no INSS e o caso do Banco Master", destacou o militar e parlamentar em segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Adesão
Além de Coimbra, caminham com Nikolas rumo à Brasília influenciadores, religiosos e políticos que atuam nos Poderes Legislativos estaduais e municipais de diferentes partes do Brasil.
Entre os deputados federais, estão Carlos Jordy (PL-RJ), Filipe Barros (PL-PR), Sargento Fahur (PSD-PR) e Luiz Lima (Novo-RJ).
O senador Magno Malta (PL-ES) participa igualmente da iniciativa, assim como Thiago Gagliasso (PL), deputado estadual pelo Rio de Janeiro, e o ex-vereador pelo Rio de Janeiro-RJ Carlos Bolsonaro.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações