Deputado apresenta projeto de lei que garante acesso a spray de 'pimenta' a mulheres

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
29/01/2026 16:46 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Rogério Nogueira

Compartilhar:

Deputado Rogério Nogueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2026/fg359701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Proposta visa garantir o direito de acesso ao spray de extratos vegetais para legítima defesa

Com foco em proporcionar mais proteção para as mulheres, o deputado estadual Rogério Nogueira apresentou o Projeto de Lei 1.313/25, que visa garantir que as mulheres tenham o direito de acesso ao spray de extratos vegetais (popularmente conhecido como spray de pimenta) como instrumento de legítima defesa, em todo o Estado de São Paulo.

O objetivo é oferecer uma ferramenta eficaz, acessível e não letal, que permita que a mulher possa reagir em situações de risco e proteger sua própria integridade, criando tempo e oportunidade para buscar socorro.

"Infelizmente não são raros os casos de mulheres vítimas de assédio, importunação e abuso sexual", comenta o parlamentar. "O spray de pimenta é uma ferramenta que deve estar acessível para a oportunidade de defesa."

A proposta prevê a venda do spray somente para maiores de 18 anos. Mas o direito de portar se estende às mulheres maiores de 16 anos, desde que autorizada pelos responsáveis legais.

O Governo do Estado poderá fornecer, gratuitamente, o spray para mulheres vítimas de violência doméstica, que tenham medida protetiva, e os custos serão ressarcidos pelo agressor.

O projeto de lei tramita nas comissões da Assembleia Legislativa (Alesp) e, posteriormente, deverá seguir para votação em plenário.

alesp