Deputado homenageia reféns de 7 de outubro e entrega colares de honra ao mérito
03/02/2026 12:14 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz
O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) participou nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, como coautor ao lado do deputado Danilo Campetti, da Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em homenagem ao retorno dos reféns do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 e à memória das vítimas desse ato brutal. A cerimônia foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek e reuniu parlamentares, autoridades, lideranças comunitárias e representantes da comunidade judaica, em um ato de respeito institucional às vítimas e de repúdio ao terrorismo.
Durante a solenidade, foram entregues Colares de Honra ao Mérito Legislativo a autoridades, Rafael Erdreich (cônsul-geral de Israel em São Paulo) e Gili Vilian (vice-cônsul) , personalidades que se destacaram na defesa da vida, da memória histórica e no enfrentamento ao terrorismo e ao antissemitismo. A homenagem simbolizou o reconhecimento do Poder Legislativo àqueles que atuam para que crimes dessa natureza não sejam relativizados ou esquecidos.
Ao destacar a importância da memória, o deputado Gil Diniz afirmou que recordar os fatos é um dever moral e institucional. Para o parlamentar, reconhecer publicamente quem se posiciona contra o terrorismo e o ódio é reafirmar valores fundamentais como a dignidade da pessoa humana, a liberdade religiosa e o compromisso com a verdade histórica.
Católico e representante de eleitores que defendem os valores cristãos no estado de São Paulo, Gil Diniz também relembrou sua visita a Israel, onde esteve em locais sagrados para os católicos, como o Santo Sepulcro, visitou também, áreas atingidas pelos ataques terroristas, constatando de perto os efeitos do extremismo islâmico. Segundo o deputado, o combate ao antissemitismo exige firmeza e posicionamento claro das lideranças políticas, inclusive no cenário internacional, como forma de garantir que a memória das vítimas seja preservada e que atrocidades semelhantes jamais se repitam.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações