Deputado homenageia reféns de 7 de outubro e entrega colares de honra ao mérito

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/02/2026 12:14 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Deputado Gil Diniz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg359900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) participou nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, como coautor ao lado do deputado Danilo Campetti, da Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em homenagem ao retorno dos reféns do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 e à memória das vítimas desse ato brutal. A cerimônia foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek e reuniu parlamentares, autoridades, lideranças comunitárias e representantes da comunidade judaica, em um ato de respeito institucional às vítimas e de repúdio ao terrorismo.

Durante a solenidade, foram entregues Colares de Honra ao Mérito Legislativo a autoridades, Rafael Erdreich (cônsul-geral de Israel em São Paulo) e Gili Vilian (vice-cônsul) , personalidades que se destacaram na defesa da vida, da memória histórica e no enfrentamento ao terrorismo e ao antissemitismo. A homenagem simbolizou o reconhecimento do Poder Legislativo àqueles que atuam para que crimes dessa natureza não sejam relativizados ou esquecidos.

Ao destacar a importância da memória, o deputado Gil Diniz afirmou que recordar os fatos é um dever moral e institucional. Para o parlamentar, reconhecer publicamente quem se posiciona contra o terrorismo e o ódio é reafirmar valores fundamentais como a dignidade da pessoa humana, a liberdade religiosa e o compromisso com a verdade histórica.

Católico e representante de eleitores que defendem os valores cristãos no estado de São Paulo, Gil Diniz também relembrou sua visita a Israel, onde esteve em locais sagrados para os católicos, como o Santo Sepulcro, visitou também, áreas atingidas pelos ataques terroristas, constatando de perto os efeitos do extremismo islâmico. Segundo o deputado, o combate ao antissemitismo exige firmeza e posicionamento claro das lideranças políticas, inclusive no cenário internacional, como forma de garantir que a memória das vítimas seja preservada e que atrocidades semelhantes jamais se repitam.

alesp