Deputado apresenta projeto para garantir touca hipotérmica a pacientes com câncer na rede estadual
20/02/2026 13:51 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben
Método é utilizado para reduzir a queda de cabelo durante a quimioterapia, conforme indicação médica
O deputado estadual Dirceu Dalben apresentou na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) o Projeto de Lei nº 94/2026, que autoriza o fornecimento gratuito de touca hipotérmica, utilizado para reduzir a queda de cabelo durante a quimioterapia, a pacientes em tratamento de câncer na rede pública estadual de saúde.
A proposta prevê que pessoas submetidas à quimioterapia possam ter acesso ao dispositivo, conhecido como "touca inglesa", utilizado para reduzir a queda de cabelo provocada pelo tratamento. A medida busca ampliar o cuidado oferecido aos pacientes oncológicos, contemplando não apenas o aspecto clínico, mas também o bem-estar emocional.
"A alopecia é um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia e, embora não represente risco à vida, pode causar impactos significativos na autoestima e na saúde psicológica dos pacientes", explicou o parlamentar.
A touca hipotérmica atua por meio do resfriamento do couro cabeludo, entre 18°C e 22°C, promovendo vasoconstrição e diminuindo a quantidade de medicamento que atinge os folículos capilares. Estudos indicam que o seu uso pode reduzir a perda de cabelo em até 50% a 60% dos casos, conforme indicação médica.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo poderá firmar convênios, parcerias ou contratos com instituições públicas, organizações sociais de saúde, fabricantes e distribuidores para viabilizar a aquisição e a distribuição das toucas, respeitando as normas de licitação e contratação pública.
Para o deputado, "o tratamento oncológico já é um momento extremamente delicado, e é essencial que o Poder Público garanta não apenas assistência médica, mas também suporte que preserve a dignidade e a autoestima das pessoas que enfrentam essa luta".
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações