Projeto leva cinema gratuito e cultura da paz a 18 cidades de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
25/02/2026 11:28 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Dep. Luiz Claudio Marcolino (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Programação em Caieiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg361019.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Programação em Mogi Mirim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg361020.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Programação em São José do Rio Pardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg361021.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Programação em Divinolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg361022.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Neste mês, serão quatro exibições em Mogi Mirim, Caieiras, São José do Rio Pardo e Divinolândia; iniciativa tem emenda do deputado estadual Marcolino

Com emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT-SP), o CineCidade - Circuito de Cinema da Paz está levando sessões gratuitas de cinema brasileiro a 18 municípios do Estado de São Paulo. O projeto já passou por Cordeirópolis (27/01) e Capivari (28/01) e segue até abril com a proposta de democratizar o acesso à cultura e fortalecer a convivência comunitária.

A iniciativa deve atender mais de 2.100 pessoas, com exibições realizadas em espaços culturais, educacionais e comunitários. A curadoria é da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), instituição reconhecida nacionalmente pela promoção da Cultura de Paz, e a coordenação é de Cidálio Vieira.

A programação reúne curtas-metragens brasileiros com classificação livre, que abordam temas como convivência, diversidade, sustentabilidade, direitos humanos e respeito às diferenças:

Vellozia - Direção de Pedro de Castro Guimarães (13 min)

Sobre Amizade e Bicicletas - Direção de Julia Vidal (11 min)

Vozes do Mangue - Direção de JP Resende (10 min)

O Menino que Engoliu o Choro - Direção de Cris Páz (6 min)

Pipa e as Ruínas do Tesouro - Direção de Pedro Dias Lemos (23 min)

Cada sessão conta com estrutura completa de exibição, incluindo telão, projetor, sistema de som e 100 cadeiras disponibilizadas pelo projeto, com a entidade parceira local complementando os assentos conforme a demanda do público.

Após a exibição, é realizado um debate com perguntas e respostas, promovendo reflexão coletiva e diálogo entre os moradores. As perguntas do público são projetadas no telão, assim como as respostas, além do uso de microfones para participação aberta, fortalecendo a interação e a construção conjunta da Cultura de Paz.

Para o deputado Marcolino, a destinação de R$ 300 mil reafirma o compromisso com políticas públicas que ampliam direitos. "Cultura não é privilégio, é direito de todos. Levar cinema brasileiro com proposta de debate e integração fortalece as famílias e as comunidades", afirmou.

Além de Cordeirópolis e Capivari, o CineCidade passará por: Mogi Mirim, Divinolândia, São José do Rio Pardo, Caieiras, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Cananeia, Guapiara, Ribeirão Branco, Itapecerica da Serra, Presidente Bernardes, Taciba, Martinópolis, Tupi Paulista e Santo André. A programação completa está sendo divulgada pelo Instagram @cinecidadeprojeto.

PROGRAMAÇÃO - FEVEREIRO

CINEMA BRASILEIRO EM CAIEIRAS

Data: 24 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 14h30 às 16h20

Local: Teatro da E.E. Dr. Mário de Toledo de Moraes

Endereço: Rua Ermênio de Oliveira Penteado, 01 - Portal das Laranjeiras - Caieiras/SP

Retirada de convites: Com o Professor Chupim

CINEMA BRASILEIRO EM MOGI MIRIM

Data: 25 de fevereiro (quarta-feira)

Local: Associação Jesuíno Marcos Maguila

Endereço: Rua José Rezende da Mota, 895 - Parque das Laranjeiras - Mogi Mirim/SP

Retirada de convites: Falar com Mirella

CINEMA BRASILEIRO EM SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Data: 26 de fevereiro (quinta-feira)

Local: Fábrica de Expressão

Endereço: Rua Francisco Glicério, 64 - Centro - São José do Rio Pardo/SP

Retirada de convites: No próprio local

CINEMA BRASILEIRO EM DIVINOLÂNDIA

Data: 27 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Paróquia Divino Espírito Santo (São Francisco)

Endereço: Praça da Matriz, s/nº - Centro - Divinolândia/SP

Retirada de convites: na Banca do João

alesp