Alesp se transforma em ponto de doação de sangue e ajuda a salvar vidas

Feita em parceria com a organização não-governamental "Amor Se Doa", iniciativa atraiu cerca de 60 funcionários da Casa que coletaram sangue
18/03/2026 17:14 | Solidariedade | Daiana Rodrigues - Fotos: Bruna Sampaio e Olivia Rueda

Compartilhar:

Doador<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg361991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aud. Franco Montoro virou ponto de coleta de sangu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg361999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> D. Fábio Faria de Sá doando sangue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg362000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Fábio Faria de Sá com o sangue doado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg361988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Fábio Faria de Sá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg362001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Funcionários da Casa em doação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg361989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anne Martinez médica supervisora<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg362002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Faria de Sá e Adriano Oliveira da ONG<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg361990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lanche recebido pelos doadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2026/fg361992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se tornou, nesta quarta-feira (18), ponto de coleta para doação de sangue que recebeu cerca de 60 doadores, entre funcionários da Casa. Solicitada pelo deputado Fábio Faria de Sá (Podemos), a ação foi realizada em parceria com a organização não-governamental (ONG) "Amor Se Doa", responsável por intermediar a participação do Hemocentro São Lucas, que organizou a estrutura e viabilizou a instalação do ponto de coleta no local.

"É a primeira vez que o Parlamento Paulista promove esse tipo de iniciativa. Doar sangue é um gesto generoso, indolor e solidário que salva vidas", disse Faria de Sá, que já é doador há muitos anos e exerceu a prática nesta manhã.

A doação de sangue salva vidas nos hospitais servindo de suporte para cirurgias, acidentes graves, complicações e outros atendimentos médicos diários. O ato garante a sobrevivência de pacientes em tratamento contínuo de doenças, como leucemia e anemia, acidentes graves ou cujos pacientes dependam de transfusões regulares para manter a estabilidade clínica e a qualidade de vida.

Outro fator relevante é a necessidade de reposição constante dos estoques. Como os componentes do sangue possuem prazo de validade limitado, os bancos de sangue precisam de doações frequentes para garantir o abastecimento e evitar escassez, mesmo fora de períodos de crise.

"Uma bolsa de sangue possui 450 ml e pode beneficiar até quatro pessoas, o que reforça o impacto coletivo de um gesto individual na manutenção do sistema de saúde", disse Anne Martinez, médica do Hemocentro São Lucas responsável pr supervisionar a ação na Alesp.

Anne também destaca que o tipo sanguíneo O negativo é considerado doador universal, ou seja, pode ser utilizado em transfusões mesmo em pacientes com outros tipos de sangue.

Processo de doação

A primeira etapa do processo de doação foi o preenchimento do cadastro virtual, disponibilizado em QR Code, pelos candidatos.

Em seguida, a equipe do Hemocentro São Lucas fez uma triagem clínica por meio de entrevista. Para o presidente da ONG Amor se Doa, Adriano Oliveira, o objetivo de garantir que o doador possua as condições de saúde ideais e cumpra os requisitos médicos para preservar a segurança do doador e do receptor da bolsa sanguínea.

Por fim, vem a doação de sangue que dura cerca de 15 minutos e o doador recebe um lanche.

Dentre os doadores estava a designer Luíza Rezende, de 25 anos, que doou pela primeira vez. "É uma ação simples e rápida, que leva cerca de 15 minutos, mas fundamental para garantir os estoques nos hemocentros e ajudar quem precisa", disse.

Requisitos para doação:

1) Ter entre 16 e 69 anos de idade;

2) Para doadores entre 16 e 17 anos, a doação só poderá ser realizada mediante a presença do representante legal;

3) O limite é de 60 ano de idades, caso a doação ocorra pela primeira vez;

4) Ter peso igual ou superior a 50 kg;

5) Estar alimentado;

6) Não ser gestante nem estar amamentando;

7) Não ter feito exames ou procedimentos cirúrgicos nos últimos 6 meses;

8) Pessoas com epilepsia, eventos cardiovasculares (AVC, trombose), anemia falciforme, doenças infectocontagiosas, câncer, hepatite, dentre outras doenças não podem doar.

Confira mais imagens na galeria

alesp