Campinas recebe reunião da Frente de Combate à Violência Digital contra Crianças e Adolescentes

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
14/04/2026 18:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi

Compartilhar:

Rafa Zimbaldi em reunião da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2026/fg363257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ação liderada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi já reuniu representantes de mais de 100 municípios do interior paulista

A cidade de Campinas recebe, no dia 16 de abril, às 19 horas, mais um importante encontro da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes, iniciativa liderada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi. O evento será realizado na Rua Maracajú, 269, Jardim Aeroporto - Ouro Verde, e tem como objetivo ampliar o debate sobre os riscos que crianças e adolescentes enfrentam em ambientes virtuais e fortalecer políticas públicas de proteção.

O deputado Rafa Zimbaldi destaca que a proteção da infância e da juventude exige vigilância constante e políticas inovadoras: "Estamos diante de um desafio que não se limita ao ambiente físico. A violência digital é real e pode ter consequências devastadoras. Nosso papel é unir forças para garantir que crianças e adolescentes tenham segurança também no mundo virtual", afirma o deputado Rafa Zimbaldi.

Criada em abril de 2025, a Frente Parlamentar já promoveu encontros regionais em diversas cidades paulistas, reunindo centenas de vereadores, prefeitos e profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e proteção à infância e juventude.

Mais de 100 municípios participaram das discussões, em locais como São Paulo, Araraquara, Iracemápolis, Holambra, Aguaí, Socorro, Guariba, Jaguariúna, Taubaté e Campos do Jordão. Esses encontros têm sido fundamentais para a construção de estratégias conjuntas de enfrentamento à violência digital.

O trabalho da Frente se soma a uma parceria consolidada desde 2023 entre o Instituto Aegis (AI), a jornalista investigativa Carla Albuquerque e o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Essa união já produziu resultados concretos e expressivos no combate a crimes digitais contra crianças e adolescentes.

Entre os números alcançados estão:

Mais de 200 pessoas detidas por envolvimento em crimes virtuais;

Mais de 30 grupos criminosos desmobilizados no Discord;

Mais de 750 vítimas salvas de criminosos;

68 suicídios evitados;

37 ataques em escolas impedidos;

200 estupros evitados em São Paulo;

4 lojas de produtos neonazistas desarticuladas;

740 alvos monitorados atualmente.

Revista sobre crimes sexuais contra crianças tem segunda edição lançada. Baixe a revista e compartilhe!

Esses resultados demonstram a gravidade da violência digital e a necessidade de ações coordenadas entre poder público, sociedade civil e especialistas. O encontro em Campinas reforça esse compromisso, trazendo pais, educadores e autoridades para discutir medidas de prevenção e conscientização sobre os perigos presentes em redes sociais, plataformas de jogos e aplicativos de mensagens.

Com esse novo encontro, a Frente Parlamentar reafirma sua missão de ampliar o debate, fortalecer a rede de proteção e mobilizar a sociedade contra a violência digital, garantindo que o futuro das novas gerações seja marcado por segurança, respeito e dignidade.

alesp