Mudança em fundo de financiamento do agronegócio é aprovada na Alesp
14/04/2026 18:55 | Produtores rurais | Tom Oliveira - Foto: Rodrigo Costa
Em Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 272/2026, que altera a legislação de um dos principais instrumentos de financiamento voltados a agricultores, pecuaristas e pescadores artesanais: o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).
A proposta autoriza o fundo a destinar parte de seus recursos à contratação de serviços, bens e tecnologias necessários à análise e à fiscalização da aplicação dos empréstimos e financiamentos concedidos. O texto, agora, segue para sanção ou veto do Executivo.
De acordo com o Governo do estado, autor do Projeto de Lei, a nova redação garante respaldo jurídico e administrativo para a contratação desses serviços de apoio e deve ampliar a eficiência, a racionalidade e a transparência na gestão dos recursos.
Relator da medida no Congresso de Comissões, o deputado Lucas Bove (PL) afirmou que representa uma modernização do funcionamento do Feap e dará mais agilidade ao acesso ao crédito. "Vai desburocratizar o acesso para o pequeno e médio produtor, que é quem sustenta o estado e o país e quem faz chegar o alimento mais barato na mesa das pessoas", destacou.
O objetivo principal do fundo permanece o mesmo: oferecer crédito em condições mais acessíveis a agricultores, pecuaristas e pescadores artesanais, por meio de linhas de crédito rural e subvenções econômicas voltadas a programas e projetos de interesse da economia estadual.
Servidores
O Parlamento Paulista também aprovou, nesta terça-feira, o PLC 32/2025, que reajusta os adicionais de qualificação dos servidores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP).
Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão da TV Alesp:
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Mobilização de servidores do quadro de apoio escolar cobra reajuste salarial em audiência na Alesp
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações